Pesquisadores registraram som misterioso do campo magnético da Terra

Diante da estação mais mais assustadora do ano, pesquisadores decidiram divulgar o som tenebroso que foi capturado no campo magnético da Terra. Escute este som peculiar!

som campo magnético
Pesquisadores aproveitaram a época de Halloween para divulgar um som tenebroso emitido pelo campo magnético da Terra.

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um áudio do som produzido pelo campo magnético do planeta Terra em seu núcleo. O escudo que cobre e protege o planeta realmente parece assustador, é dessa forma que os cientistas o caracterizaram.

O campo magnético é uma camada que não podemos ver, mas é essencial para toda a vida na Terra.

Este revestimento do planeta atua como uma barreira protetora contra a radiação cósmica e partículas carregadas que são arrastadas por ventos fortes durante as tempestades solares.

Existe um tipo de tempestade chamada de ejeção de massa coronal e consiste em uma grande quantidade de gás eletrificado, lançado em alta velocidade pelo sol. Estes fenômenos faz com que as pequenas partículas viajem ao longo das linhas do campo magnético, ao longo do polo norte e polo sul.

Aurora boreal
A aurora boreal é um fenômeno luminoso que acontece na camada da atmosfera denominada termosfera (ou ionosfera).

Durante o encontro, as partículas colidem com átomos (principalmente) de oxigênio e nitrogênio e parte dessa energia é transformada em luz que pode variar do verde ao azul, produzindo assim o efeito das luzes do norte, conhecida como aurora boreal.

A projeção dessa luz em forma de auroras é uma prova clara da proteção constante que o campo magnético proporciona à Terra.

Como essa camada protetora foi gerada?

O campo magnético da Terra é uma bolha complexa e dinâmica que nos mantém a salvo da radiação cósmica e das partículas carregadas transportadas por ventos poderosos que fluem do Sol.

O campo magnético da Terra é gerado em grande parte por um oceano de ferro liquido superaquecido que gira e forma um núcleo externo cerca de 3000 km abaixo da superfície terrestre.

Atuando com um condutor rotativo em um dínamo de bicicleta, ele cria correntes elétricas que por sua vez, geram o campo eletromagnético em constante mudança.

Como este som misterioso foi identificado?

Foi possível capturar o som emitido pelo campo magnético e por uma tempestade solar, graças aos três satélites lançados pela ESA em 2013, juntamente com um grupo de pesquisadores da Universidade Técnica da Dinamarca.

Os satélites são projetados para detectar cuidadosamente os sinais magnéticos provenientes do núcleo da Terra e também do campo magnético sobrejacente. Os satélites estão localizados em 2 órbitas polares que são separadas.

A equipe usou dados dos satélites Swarm da ESA e utilizou esse sinais magnéticos para manipular e controlar uma representação sônica do campo central. O projeto certamente foi um exercício gratificante de unir arte e ciência.

Pode parecer coisa de pesadelo, mas notavelmente, este clipe de áudio representa o campo magnético gerado pelo núcleo da Terra e sua interação com uma tempestade solar.

Ganhamos acesso a um sistema de som muito interessante composto por mais de 30 altifalantes escavados no solo na Praça Solbjerg em Copenhaga, explicam os investigadores da ESA.

A intenção, é claro, não é assustar as pessoas – é uma maneira peculiar de lembrar que o campo magnético existe e, embora seu estrondo seja um pouco enervante, a existência de vida na Terra depende dele.