Pet Friendly: conheça lugares em São Paulo para passear com o seu animal de estimação

Atualmente, já são vários locais pelo Brasil que aceitam a entrada de cachorros. E se você mora na cidade de São Paulo e tem algum, então esse artigo vai lhe interessar.

Parque da Aclimação, São Paulo
Parque da Aclimação, em São Paulo. Os pets têm de andar presos na guia. Crédito: Blog Guia Pet Friendly.

Nos dias atuais, com o crescente número de animais de estimação fazendo parte de lares, e até sendo considerados como membros da família, vários lugares de passeio pelo mundo têm se tornado ‘Pet Friendly’ (em tradução livre: “amigo dos animais domésticos”), isto é, aceitam a entrada de cachorros no local.

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de lugares Pet Friendly na cidade de São Paulo, a maior do Brasil em população, onde você pode fazer um passeio com o seu ‘melhor amigo’. São várias opções, desde parques até restaurantes com menu pet (como são chamados carinhosamente os animais de estimação). Veja abaixo.

Locais 'Pet Friendly' em São Paulo

Parques

Começamos com o Parque Aclimação, no centro da cidade. Ele tem 112 mil metros quadrados, uma pista de caminhada e diversos bancos para sentar e apreciar o lago, que fica bem no meio. E possui um cachorródromo cercado para soltar o seu cachorro da guia e deixá-lo correr solto e, quem sabe, até interagir com outros animais. Conta também com saquinhos cata-caca e bebedouro.

Outra opção é o Parque Ibirapuera, na Vila Mariana, zona sul. Com seus 158 hectares, conta com dois cachorródromos fechados com bebedouros de água corrente e com saquinhos cata-caca.

Parque Ibirapuera, São Paulo
“Cachorródromo” do Parque Ibirapuera. Possui uma área de 9 mil m² e funciona diariamente, com ativações gratuitas para os pets. Crédito: Ricardo cardoso.

O Parque Villa-Lobos (de 121 mil m²) tem dois cachorródromos cercados, e dispõe de saquinhos cata-caca e bebedouro. Outros parques bem legais são: o Alfredo Volpi, no Morumbi, onde você pode fazer trilha com o seu cachorro, que deve estar na guia o tempo todo; o Buenos Aires (Higienópolis, zona oeste), o Ceret (Jardim Anália Franco, zona leste) e o Parque Pet Park Mooca (Mooca, zona leste).

Atrações

Começamos com um passeio legal pelo Beco do Batman, um lugar muito conhecido e frequentado na Vila Madalena. Aqui você pode passear com seu cão na guia, enquanto observa o grafite dos artistas.

Hoje é cada vez mais comum incluir os animais na programação de passeios. E vários lugares têm levado isso em consideração, permitindo a entrada deles nos recintos. Assim, todos ‘saem ganhando’.

O Houhouse Do Club é um tipo de creche que fica no estacionamento do Parque Burle Marx, no Morumbi (zona sul) e é ideal para cães que gostam de brincar na água. O local tem um espelho d'água onde eles brincam entre arcos e chafarizes e uma área com redes penduradas entre árvores. Há ainda uma estação de banho e secagem para os animais.

Bares e restaurantes

Em geral, bares e restaurantes aceitam cães em mesas disponíveis na calçada, ou em varandas, que podem ser cobertas ou não, ou salão interno; mas este último é raro de encontrar. Além disso, também depende do porte do animal.

Gaarden Bar, São Paulo
Gaarden Bar, no Largo da Batata (Pinheiros). Aqui, os pets podem circular livremente pelo espaço com os donos, e são recepcionados com potinhos de água. Crédito: Blog Pronto Pra Viajar.

Na lanchonete Piadina Tree (Moema) são permitidos cães de todos os portes na varanda coberta. Tem até cardápio pet com ração úmida e picolé. Na Avoca Toast (na Vila Madalena, ao lado do Beco do Batman) aceita cães de pequeno e médio porte no salão interno. Os famosos McDonald’s do Pinheiros (zona oeste) e do Centro (Av. Paulista, 1811) permitem cães de todos os portes na arquibancada, mesas ao ar livre e varanda ao ar livre.

No restaurante America (Pinheiros, zona oeste), os pets de todos os portes são aceitos na varanda coberta (dentro do shopping Eldorado). Na hamburgueria Bullger (Vila Nova Conceição, zona Sul) são aceitos cães de todos os portes no salão interno. O Cow Me Burguer Parrilla (Perdizes) permite cães de todos os portes no salão interno e deck; inclusive serve carne de hambúrguer especial para os animais.

Forneria Maori, São Paulo
Forneria Maori, um restaurante italiano pet friendly em São Paulo. Crédito: Blog Guia Pet Friendly.

Já o restaurante Zena Cucina (Jardim Paulista) aceita pets de todos os portes em uma área aberta e tem cardápio para eles: biscoitinhos à base de farinha e até nhoque com frango ou carne. A Forneria Maiori (Itaim, zona sul) permite cães de todos os portes no salão interno; inclusive, eles podem sentar ao nosso lado e também subir nos sofás.

Shoppings

Por fim, os shoppings também estão tendo que se adaptar ao ‘pet friendly’. Alguns já instalaram parquinhos para cachorros e outros, espaços com mesas e cadeiras separados da praça de alimentação.

Shopping Anália Franco, São Paulo
Pracinha pet do Shopping Anália Franco (tatuapé, zona leste), com brinquedos e saquinhos higiênicos disponíveis. Crédito: Luke Garcia/Divulgação.

Os que possuem “praças de alimentação pet friendly” são: o Bourbon, Butantã, Center Norte, Eldorado (ao ar livre), Mooca Plaza (ao ar livre), Morumbi Town, Plaza Sul, Santana Parque e Tietê Plaza. Já os que que tem parquinhos para pets são: o Butantã, Eldorado (ao ar livre), Mooca Plaza (ao ar livre) e Morumbi Town.

Para conferir a lista completa (que é longa!) de lugares pet friendly divulgada pela Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, clique aqui.

Opção é o que não falta! Então escolha um lugar que lhe agrade e leve seu cachorro para fazer um bom passeio!

Referência da notícia:

Cidade de São Paulo. “Guia Pet Friendly São Paulo”. 2024.