Plantas no quarto: fazem bem ou mal à saúde?
O que é verdade quando se afirma que “as plantas consomem o oxigênio do ambiente” ou que “o dióxido de carbono das plantas pode intoxicar”? Saiba aqui o que diz a ciência.
Uma das crenças mais enraizadas em relação a plantas dentro de casa é aquela que diz que ter uma no quarto pode ser perigoso, pois o oxigênio que a planta consome durante o dia e o dióxido de carbono que ela libera à noite podem representar um perigo para a saúde humana.
Estas ideias tiveram origem no século 18, quando foi descoberto o processo de fotossíntese, pelo qual as plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio… algo semelhante ao que nós, humanos, fazemos quando respiramos.
E o problema do ar viciado em ambientes fechados ou isolados, como os de uma estação espacial ou de um submarino nuclear, levou à realização de pesquisas para determinar seus benefícios... ou danos.
A fotossíntese
Jan Ingenhousz foi um médico, botânico e químico holandês que descobriu o processo de fotossíntese, pelo qual as plantas transformam a luz solar em alimento, a energia de que necessitam para crescer. Durante o dia as plantas liberam oxigênio, enquanto que, na ausência de luz solar, elas consomem oxigênio e liberam dióxido de carbono... algo semelhante ao processo respiratório do ser humano.
Essa foi provavelmente a origem deste mito: se as plantas consumirem oxigênio durante a noite, ficaremos sem ar na sala... ao mesmo tempo que poluem o ar com dióxido de carbono, o que pode nos colocar em risco.
Mas o oxigênio que as plantas precisam para viver é extremamente mínimo comparado ao que nós, humanos, precisamos. As plantas consomem cerca de 0,1% do oxigênio de uma sala, enquanto os humanos consomem 3% em média. Nunca nos perguntamos se era perigoso dormir com outra pessoa ou com um animal de estimação dividindo o quarto… por que seria perigoso dividir o quarto com uma planta?
Portanto, não é verdade que uma ou mais plantas em um ambiente prejudiquem a saúde ou afetem o sono.
A NASA e as plantas
Em 1989, a NASA publicou um estudo que foi realizado para explorar formas naturais e eficazes de purificar o ar em espaços pequenos e não ventilados, como estações espaciais.
Este estudo ocorreu num momento em que os edifícios eram projetados sob o conceito de redução do fluxo de ar natural, como forma de reduzir o consumo de energia na climatização. Mas à medida que essa tendência arquitetônica crescia, também crescia o número de pessoas que começaram a relatar irritações e sintomas estranhos, como erupções cutâneas e sonolência durante todo o dia. Somente com ar fresco esses sintomas foram evitados.
Mas como as estações espaciais são ambientes completamente fechados, a NASA realizou uma série de testes para descobrir se ficar em um quarto fechado com plantas durante a noite poderia levar à falta de oxigênio para as pessoas. O estudo foi realizado em uma estufa, onde a concentração de dióxido de carbono era muito maior do que em um quarto com algumas plantas. E também, para saber se as plantas podem absorver poluentes perigosos do ar.
Como primeiro resultado, a NASA observou que nenhuma pessoa teve falta de oxigênio durante o sono e nenhum problema respiratório foi registrado em nenhum dos sujeitos do experimento. E também descobriram que plantas domésticas como a hera inglesa (Hedera helix), a gravatinha (Chlorophytum comosum) e o crisântemo (Chrysanthemum) são muito eficazes no tratamento de poluentes como formaldeído, benzeno, xileno, amônia e tricloroetileno.
As plantas ajudam você a dormir melhor
As plantas podem ser benéficas para a saúde física e mental de várias maneiras. Uma investigação da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Pequim objetivou analisar as emoções e os problemas relacionados ao sono dos humanos que estão em missão de exploração do espaço profundo e do mar profundo.
Este estudo descobriu que as plantas podem regular significativamente a emoção e o sono nos humanos através da sua cor e fragrância. Os resultados mostraram que, num ambiente isolado a longo prazo, o morango teve um efeito melhor do que a canola roxa e o coentro no aumento da emoção positiva.
Este estudo também descobriu que a exposição ao coentro antes de dormir pode ajudar as pessoas a adormecer rapidamente, aumentar a integridade e a eficiência do sono em um ambiente isolado.
Além deste estudo, já se sabe há muito tempo que alguns tipos de plantas exalam uma fragrância que ajuda a relaxar e a criar um ambiente confortável, como a lavanda, cuja fragrância retarda os batimentos cardíacos, ajudando no relaxamento e no melhor descanso. O perfume do jasmim tem propriedades calmantes e pode ajudar a reduzir a ansiedade após um longo dia de trabalho.
E tudo isso sem considerar que seu quarto cheio de plantas ficará mais agradável.