Poluição extrema: nuvem tóxica na capital da Índia faz escolas e fábricas serem fechadas
Nova Delhi tem escolas e fábricas fechadas no início desta semana devido à poluição recorde na cidade. O nível de poluiç��o ultrapassou em mais de 60 vezes o limite da Organização Mundial da Saúde.
Não é a primeira vez que a Índia enfrenta problemas alarmantes de poluição. E agora, sua capital, Nova Delhi, passa por um sério agravamento da poluição. Uma nuvem de névoa tóxica que paira sobre a cidade provocou o fechamento de escolas e fábricas, e o tráfego foi limitado nesta segunda-feira (18). Veja mais informações abaixo.
O que está acontecendo em Nova Delhi?
A Índia luta contra a poluição do ar todos os invernos, pois o ar frio e pesado retém poeira, emissões de gases e fumaça de incêndios agrícolas. E nesta segunda-feira (18), sua capital, Nova Delhi, enfrentou um agravamento da poluição. A densa nuvem tóxica é resultado da fumaça das queimadas agrícolas sazonais, das emissões industriais e da fumaça de veículos.
As autoridades do país estimam que quase 38% da poluição atmosférica registrada em Nova Delhi este ano seja resultado da queima de resíduos ou de incêndios agrícolas em estados vizinhos como Punjab e Haryana.
Esse problema afeta milhões de pessoas na região metropolitana da cidade, que soma mais de 30 milhões de habitantes. Como consequência, o tráfego de veículos foi limitado, obras de construção civil foram paralisadas, e fábricas e escolas foram fechadas; as aulas foram recomendadas a acontecer em formato online e não presenciais.
Veja no vídeo abaixo mais imagens da poluição extrema em Nova Delhi:
Os níveis de partículas perigosas que entram na corrente sanguínea chegaram a estar 60 vezes acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no domingo (17). Este é o pior nível de poluição atingido neste inverno no país.
Na segunda-feira (18), a leitura do índice de qualidade do ar (AQI) de 24 horas de Déli estava em 488 em uma escala de 500, disse o Conselho Central de Controle de Poluição (CPCB) da Índia, e pelo menos cinco estações na capital Nova Delhi relataram um AQI de 500. O CPCB define uma leitura de AQI acima de 401 como "grave", o que significa que consideram o ar neste caso como um risco para pessoas saudáveis e que "impacta seriamente" aquelas com doenças existentes.
A ministra-chefe Atishi anunciou a suspensão das aulas presenciais e incentivou que crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios ou doenças crônicas fiquem em casa para evitar a exposição à poluição.
Em relação ao tráfego, nenhum caminhão poderá entrar na capital, exceto aqueles que transportam produtos essenciais, e alguns veículos mais antigos foram proibidos de circular.
A densa névoa de poluição também reduziu muito a visibilidade no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, causando o cancelamento de voos e atrasos nas estações ferroviárias.
De acordo com as previsões, essas condições deverão permanecer até o final da semana.
Referências da notícia:
Reuters. “Toxic smog persists over India's north, schools reopen in Pakistan”. 2024.
Agência Brasil. “Nova Delhi fecha escolas e fábricas devido à poluição atmosférica”. 2024.
India Today. “Delhi's air disaster: Worst pollution of the season, toughest curbs in place”. 2024.