Por que a luz do Sol não ilumina o espaço? Astronautas da Estação Espacial Internacional respondem!
O espaço sideral é um lugar profundamente escuro embora esteja próximo ao Sol e muitos questionamentos surgem sobre por que a luz do Sol não ilumina o espaço se ilumina a Terra. Astronautas respondem essa pergunta que entrou na cabeça até mesmo de crianças.
É certo que a maior parte da humanidade nunca foi ao espaço sideral, mas apesar disso, existem muitas informações do que tem lá, de como é esse lugar tão distante, tão vazio, frio e escuro. Mas por que será que a luz do Sol não ilumina o espaço? É uma pergunta feita até mesmo por crianças, algo que chamou a atenção de astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).
A escuridão do espaço virou pauta, claro, de filmes que retratam viagens espaciais como é o caso de Star Trek. O ator que estrelou o filme, William Shatner, disse que quando estava no espaço sideral (sim, as filmagens foram reais) parecia um funeral: “Eu vi um vazio frio, escuro e negro. Era diferente de qualquer escuridão que você pudesse ver ou sentir na Terra. Era algo profundo, envolvente, que consumia tudo. Virei-me para a luz de casa. Pude ver a curvatura da Terra, o bege do deserto, o branco das nuvens e o azul do céu. Era vida.”
Em cima dos tanto relatos e filmagens sobre o espaço, muitas perguntas surgem e os astronautas da ISS se comprometeram a responder algumas delas como, por exemplo: por que a luz do Sol não ilumina o espaço? Sabe-se que o Sol é uma fonte intensa de luz e que grande parte de sua energia sai em forma de radiação eletromagnética. Apesar da forte intensidade, a luz solar vai diminuindo com a distância, o que nos permite sobreviver na Terra com a quantidade ideal de raios solares.
A luz do Sol da Terra
A Terra recebe a luz do Sol em forma de radiação que é emitida no visível, ou em outras palavras, a radiação chega como um fluxo de luz. Conforme a distância do planeta do Sol, a intensidade da luz que chega é diferente.
Se um planeta está duas vezes mais longe do Sol que a Terra, por exemplo, vai receber um quarto do fluxo de luz. O Sol projeta um fluxo finito de luz sobre uma área esférica cada vez maior, ou seja, Marte recebe menos claridade que a Terra, porém, recebe mais luz que Saturno que está ainda mais distante da estrela.
Assim como na Terra em que vemos a luz do Sol em diversas direções e até intensidades diferentes, um clarão também é irradiado para o espaço sideral, a diferença é que a luz é emanada de forma não uniforme, ou seja, mesmo que o espaço interplanetário próximo a Terra receba um fluxo de radiação semelhante ao recebido pelo nosso planeta, a luz no espaço é bem diferente.
Por que a luz do Sol não ilumina o espaço?
Certo, mas afinal, se é parecido com a Terra, por que então a luz do Sol não ilumina o espaço? É uma pergunta que já foi feita milhares de vezes, até mesmo por crianças, e agora astronautas da ISS resolveram revelar esse mistério de uma forma bastante intuitiva para que a criançada também possa entender.
Uma forma simples de entender por que a luz do Sul não ilumina o espaço sideral considerado um local vazio, frio e muito escuro, é acender uma lâmpada em um local aberto e outra lâmpada em uma sala pintada de branco. É notório que a luz acesa na sala ilumina o ambiente de forma mais ou menos uniforme, porém, no espaço aberto, a lâmpada mal consegue iluminar uma pequena área ao seu redor.
Isso acontece porque para iluminar um espaço é necessário não apenas uma fonte de luz, mas também é preciso algo que disperse ou reflita esse fluxo luminoso, como é o caso das paredes brancas. Se você fizer o teste de apontar uma lanterna para o céu pode até ver um estreito feixe de luz até uma certa distância, isso na presença de umidade na atmosfera, caso contrário, não verá nada.
Essa questão da presença de partículas em suspensão para a reflexão e espalhamento dos feixes de luz é conhecida como luminescência, a qual sabe-se que a luz é espalhada de maneira diferente dependendo da partícula em contato, ou seja, é por esse motivo também que cada planeta tem uma coloração de céu diferente, pois são atmosferas diferentes. Na Terra o céu é azul, em Marte é um cinza avermelhado.
A resposta final dos astronautas é que existe sim muita claridade no espaço, porém, essa luz só se torna visível quando olhamos para a fonte dela ou para um objeto que a refletiu, sem isso, o espaço sideral continua parecendo um local totalmente escuro.
Referência da notícia: Xataka - Por qué la luz del Sol no ilumina el espacio. Resolviendo la pregunta que un niño envió a la ISS