Por que algumas pessoas são mais tristes no inverno?
Há quem diga que adora o verão, o calor, o sol, a praia e roupas leves. Por outro lado, existem pessoas que preferem o frio do inverno, montanhas, agasalhos. Enfim, a estação do ano realmente exerce alguma influência sobre a felicidade das pessoas?
Você já parou para refletir sobre o quão influente o clima pode ser sobre a vida humana, o pensamento, o sentimento? Pois é, há pessoas que preferem o verão, o calor, o sol, a praia, roupas leves. Por outro lado, existem pessoas que preferem o contrário em que o inverno pode oferecer: o frio, agasalhos, bebidas quentes, o aconchego do lar, o contato com outras pessoas.
Estudos indicam que o humor das pessoas tem relação direta com as condições do clima. Um dos fatores que os estudiosos levantam é que em países mais frios, a taxa de suicídio é mais alta, enquanto em países mais quentes, as pessoas têm tendência a serem mais felizes.
Do ponto de vista científico de psicólogos, pessoas que gostam do verão são realmente mais felizes, vivem menos estressadas, são bem humoradas, animadas e corajosas. No inverno, a depressão sazonal é mais comum, as pessoas sentem mais falta do sol, da luminosidade, do calor. Sintomas como agitação, insônia, perda de apetite e perda de peso, são comuns.
O que dizem os estudiosos
O centro de psiquiatria da Georgetown University Medical School apontou em um de seus estudos que o distúrbio afetivo sazonal atinge cerca de 5% da população durante o inverno. No verão, este número cai para 0,7%.
Países como Suécia recebem pouca luz solar ao longo do ano devido suas altas latitudes, com isso, cientistas mostraram que seus habitantes têm mais chances de desenvolverem depressão e de tentarem o suicídio.
Qual a real influência do clima
Existe uma relação direta entre a luz solar e o humor das pessoas, e ela é hormonal. A serotonina no organismo humano é liberada por influência do sol, a qual é um neurotransmissor que combate a ansiedade e que deixa as pessoas mais felizes. Por outro lado, o corpo é induzido a liberar melatonina em dias frios e nublados, sendo este o hormônio que causa sono, o desânimo, a preguiça e pensamentos negativos.
Uma vez que dias nublados, chuvosos e frios impactam no comportamento das pessoas e em sua felicidade, mesmo dentro de suas casas e com seus afazeres, imagina o impacto dessas condições do clima em pessoas que não tem o aconchego de um lar, que não possuem agasalhos capazes de suportar temperaturas baixas.
Mesmo em nações em que o frio não se faz tão presente assim durante a maior parte do ano, pessoas sofrem com as baixas temperaturas. Um exemplo disto são pessoas que não suportam o frio das ruas e perdem suas vidas de forma tão devastadora e silenciosa como uma morte por hipotermia.
Na última semana, uma forte onda de frio avançou pelo Brasil e derrubou as temperaturas de forma significativa, tanto que houve registros de neve, geada e muitos recordes de menores temperaturas do ano.
Um exemplo disto foi a madrugada mais fria do ano em São Paulo com 5,7°C no dia 30 de junho. Não fazia tanto frio assim na capital paulista desde julho de 2019. Após a noite gelada, entidades que acompanham pessoas em situação de rua, apontaram ao menos uma morte por consequência do frio.