Por que terça-feira, 13, é considerado um dia de azar para viagens?

Diz um ditado popular “na terça-feira, dia 13, não case, nem embarque, nem saia de casa”. Qual é a origem e por que esse aviso é devido?

Terça-feira, 13
Um número “amaldiçoado” e um dia marcado por acontecimentos infelizes alcançaram uma combinação escandalosa para os supersticiosos.

Terça-feira, dia 13, é uma data em vários países de língua espanhola, especialmente de Espanha e da América Latina, que está associada ao azar e à superstição: a combinação do número 13 com a terça-feira tem sido motivo de medo e cautela ao longo da história, ficando explicitamente evidente no ditado popular “Terça-feira, dia 13, não case, nem embarque, nem saia de casa”. A que isso se deve?

A má reputação do número 13 tem raízes antigas, possivelmente relacionadas com a mitologia nórdica e o cristianismo. Como ser, na mitologia nórdica existe uma história que conta que Loki, o deus do engano, foi o 13º convidado de um jantar em Valhalla e causou a morte de Balder, o deus da luz, desencadeando assim um grande caos.

Por sua vez, no Cristianismo, o número 13 está associado à celebração da Última Ceia: neste evento, Jesus jantou com os seus 12 apóstolos, com Judas, o traidor, o décimo terceiro comensal.

Qual é a origem da superstição contra terça-feira 13?
No Cristianismo, o número 13 é associado como algo ruim e desfavorável em alusão ao que aconteceu na Última Ceia.

A verdade é que apesar da má reputação devido a estas referências, é um número muitas vezes “discriminado” por empresas e serviços associados ao mundo das viagens e do turismo: algumas companhias aéreas descartaram o número 13 porque frequentemente os passageiros preferiam evitar escolhendo esses assentos. Da mesma forma, hotéis e edifícios altos em todo o mundo às vezes evitam identificar o 13º andar como tal.

Quanto ao fato de terça-feira ser um dia da semana algo azarado, é porque está associado a Marte, o deus romano da guerra, conhecido pela sua natureza violenta e destrutiva. Por si só, na cultura greco-romana era considerado um dia sujeito a conflitos e infortúnios.

A ligação de Marte, deus da guerra, com o número 13, considerado um mau presságio, deu origem à superstição de que a data terça-feira, 13, é um dia de infortúnio.

Devido ao seu simbolismo, esta data está muito ligada à bruxaria e às práticas esotéricas: na Idade Média, acreditava-se que as bruxas e os feiticeiros realizavam os seus rituais e covens na terça-feira, dia 13, aproveitando a energia negativa que supostamente estava presente.

Ainda hoje é possível vislumbrar como os supersticiosos acreditam que é um dia sinistro para empreender algo importante.

Terça-feira 13 ou Sexta-feira 13? Existe um pior que o outro?

Como indicamos anteriormente, a crença de que terça-feira 13 está associada a infortúnios ou acontecimentos desfavoráveis está ligada ao deus Marte da mitologia romana. Alguns historiadores espanhóis também relacionam esta superstição com o fato de às terças-feiras terem ocorrido algumas derrotas importantes dos mouros para as tropas cristãs.

Em outros países, o dia verdadeiramente azarado é a sexta-feira: a rejeição da sexta-feira 13 está principalmente associada à crucificação de Jesus Cristo e à trágica perseguição aos Templários.

É um dia de azar para viajar?

Descriminada a origem e o motivo do azar atribuído a este dia, é normal que durante muito tempo se tenha recomendado evitar todo o tipo de atividades fora da rotina, daí que se tenha cautela ao casar e/ou embarcar.

Porém, a verdade é que é uma teoria infundada acreditar que viajar neste dia pode ser problemático ou prejudicial. Se algo “ruim” ou negativo acontecesse, poderia acontecer na terça-feira, dia 13, bem como em qualquer outro dia do ano.