Porto Seguro, Bahia: onde a história e a cultura encontraram o paraíso!
A Bahia é um verdadeiro paraíso, mas já não é uma novidade para ninguém, o que muitos não sabem - ou não conhecem - é que uma das cidades mais famosas do estado tem 4 destinos diferentes dentro do mesmo município.
Porto Seguro é o destino da região nordeste com acesso mais fácil de quem vem do sul e sudeste do Brasil, com entrada pelo Aeroporto de Porto Seguro ou por rodovia, através da BR 101.
A melhor época para visitar Porto Seguro é durante o verão, mas se você gosta de tranquilidade recomendo os meses de março e abril, período que chove pouco e a cidade é mais vazia e com ótimos preços.
Os meses mais chuvosos vão de agosto a novembro, mas considere que em qualquer época você pode encontrar chuva ocasionalmente.
Porto Seguro
Chegando na terra mãe do Brasil é fácil entender a magia que faz de Porto Seguro o 3º destino mais visitado do país.
Praias com águas mornas e calmas, reúne história, natureza exuberante, excelentes hotéis e ótima gastronomia, e se em outras épocas a rainha da festa era a lambada, hoje o destino é completamente voltado para famílias e casais, com hotéis renovados, cultura e gastronomia pronta para atender até o público mais exigente.
Além da vida praiana, vale a visita na Cidade Histórica, onde é possível visitar o Marco do Descobrimento (1506), o Museu de Porto Seguro (1756), que conta com um acervo de artefatos indígenas e embarcações portuguesas, além da Igreja Nossa Senhora da Penha (1535), padroeira da cidade.
Passeios imperdíveis:
- Parque nacional do Recife de fora - Com 40 minutos de viagem de escuna, a visita às piscinas naturais, tem peixes coloridos, e com um pouco de sorte você vai encontrar tartarugas e arraias.
- Reserva da Jaqueira - Experiência única ao lado dos povos originários na comunidade indígena de Pataxós, que apresenta aos visitantes seus costumes, culturas e preparação de alimentos.
- Passarela do Descobrimento - Durante o dia é uma charmosa feirinha de artesanato com casinhas coloridas, mas à noite se transforma em point com barracas de drinks, lojas e restaurantes que misturam culinária indígena, baiana e portuguesa. Toda a região foi reformada recentemente.
Dica bônus: Não deixe de visitar a rua da tarifa, que fica ao lado do mangue onde os barcos de pesca ficam ancorados, possui um ótimo deck com restaurantes, visite o Deck do Gallo, tradicional da cidade e com o pôr do sol inesquecível!
A cidade tem uma cena gastronômica fantástica fora do circuito tradicional, inspire-se e desbrave a região!
Arraial D'Ajuda
Atravessando o Rio Buranhém você chega ao Arraial D’Ajuda, que surgiu em 1549 e em 1560 foi construída a Igreja Matriz de Nossa Senhora d'Ajuda, que é uma das igrejas mais antigas do Brasil.
Nos anos 60, Arraial d'Ajuda começou a se desenvolver como destino turístico, a construção de estradas facilitou o acesso à vila e tornou-se um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, conhecido pela sua rica história e sua animada vida noturna.
Passeios e visitas imperdíveis:
- Eco Parque - Parque aquático à beira mar com atrações para toda a família.
- Rua do Mucugê - A rua é a estrela da vila, com muitas lojinhas, bares e restaurantes - e muita animação todas as noites!
- As praias dos Pescadores e Araçaípe tem piscinas naturais e são mais tranquilas para o banho, ao longo das praias as cabanas são menos movimentadas.
Dica bônus: Não deixe de visitar os restaurantes da Praça da Igreja, ênfase para o sensacional Zazá Al Mare e o tradicional Restaurante São João (a melhor moqueca!).Outra opção fantástica é a cabana do Hotel Canto D’Alvorada, ideal para famílias com crianças.
Trancoso
A poucos km de Arraial d’Ajuda, fica o distrito de Trancoso, com pousadas de alto padrão e restaurantes surpreendentes.
O destino preferido das celebridades, atrai turistas que procuram sossego com sofisticação.
As praias de Trancoso podem ser facilmente percorridas a pé, o ideal é fazer esse percurso na maré baixa, pois a areia fica mais firme e o visual é deslumbrante.
Visitas e passeios imperdíveis!
- A praia do Rio da Barra é um pedaço de paraíso, distante da agitação e com águas calmas para o banho.
- A Praia do Espelho, considerada uma das 10 praias mais bonitas do Mundo, merece um dia só para ela! Imperdível!
- A Praia dos Coqueiros tem restaurantes à beira-mar e sempre um clima de festa.
Dica bônus: Um drink à beira da piscina do Restaurante El Gordo, no quadrado, com a melhor vista da vila.
Caraíva
Você só vai precisar de protetor solar, chinelos e roupas leves, e acredite: É o suficiente.
A pequena vila de pescadores ganhou luz elétrica há pouco tempo mas suas ruas seguem de areia e o acesso apenas por barco, preservando o ar bucólico e rústico.
A praia da Barra, a 5 minutos da vila, nos brinda com o encontro entre o rio e o mar, um cenário inesquecível!
Visitas e passeios imperdíveis!
- Aproveite a agitação da vida noturna da vila e vá ao famoso forró do Pelé, perfeito para dançar muito!
- A vila recebeu novos restaurantes interessantes nos últimos anos, aproveite para degustar jantares praianos a luz de velas.
- Visite a aldeia Barra Velha, que é uma comunidade Pataxó, fica a 7 km da vila.
Dica bônus: Curta um final de tarde do Boteco do Pará e experimente o tradicional pastel de arraia e não deixe de registrar a foto no famoso “ponto dos mentirosos” e na fachada "Sorria, você está em Caraíva", a mais instagramável da vila.