Quantos fusos horários tem no Brasil? Veja quais são e como se dividem

Fuso horário é uma faixa longitudinal delimitada por dois meridianos dentro da qual todas as localidades inseridas possuem o mesmo horário. Foi criado para padronizar a contagem das horas no mundo. E o Brasil, quantos fusos tem?

mapa mundi, fusos horários, meridianos
Mapa apresentando a delimitação dos 24 fusos horários do mundo definidos a partir do meridiano de Greenwich (0º). Fonte: IBGE.

Um fuso horário é uma faixa dentro da qual os relógios marcam o mesmo horário em todas as localidades que abrangem essa faixa. São 24 fusos horários no total, cada um deles corresponde a um valor longitudinal de 15°. Eles representam áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição horária de acordo com o movimento aparente do Sol.

A delimitação dos fusos horários se dá a partir do meridiano de Greenwich (0º). O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta, e com base nele calculamos os fusos horários e dividimos o globo terrestre em dois hemisférios: Leste e Oeste.

Agora, vamos olhar mais regionalmente: e o Brasil, quantos fusos horários possui? Quantas linhas imaginárias passam por nosso país? Descubra abaixo quais são e como se dividem.

Como calcular os fusos horários do mundo

Lembrando, o Meridiano de Greenwich fica no centro do fuso horário inicial ou de referência, que é o de Londres. Ele é representado pela sigla GMT (Greenwich Mean Time). E para calcularmos a diferença de horários entre dois locais distintos, é preciso considerar que à medida que caminhamos para leste, as horas aumentam, ou seja, os horários estão adiantados. Para oeste, os horários estão atrasados, portanto, as horas diminuem.

Os fusos horários foram criados para padronizar a contagem das horas no mundo, tendo o Meridiano de Greenwich (0º) como referência. Para isso, o planeta foi dividido em 24 zonas de 15° de longitude cada, representando os 24 fusos horários.

E por que cada fuso tem um intervalo de 15º de longitude? A resposta é simples e leva em consideração o movimento de rotação da Terra. O tempo que o planeta demora para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo é de aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos para ser mais específico), totalizando um dia.

Com isso, dividindo a circunferência terrestre (de 360°) pelo número de horas do dia (24 horas), chegamos ao valor de 15° por cada hora. Isso significa que a Terra leva 1 hora para percorrer 15° de longitude.

Os fusos horários do Brasil

O Brasil observa quatro fusos horários diferentes, ou seja, podemos dizer que há quatro regiões no país que possuem horários diferentes umas das outras ao mesmo tempo. E essa diferença se deve à grande extensão no sentido leste-oeste que o país possui.

Os quatro fusos horários são: GMT -2, GMT -3 (horário de Brasília, o horário considerado oficial), GMT -4 e GMT -5. Pelo fato de estar totalmente localizado no Hemisfério Oeste, todos os fusos do país estão atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich (por isso os sinais de -).

fusos horários do Brasil
Delimitação dos quatro fusos horários do Brasil.

O fuso horário GMT -2 encontra-se 2 horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich. Nele, situam-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Essas localidades estão sempre com 1 hora a mais em relação ao horário de Brasília.

O fuso GMT -3 é o chamado horário oficial de Brasília e está atrasado 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. Este fuso abrange a maior parte do território brasileiro, e fazem parte dele todos os estados das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, o Distrito Federal, incluindo a capital Brasília, e os estados do Tocantins, Goiás, Amapá e Pará.

O fuso horário GMT -4 encontra-se 4 horas atrasado em relação a Greenwich, estando 1 hora atrasado em relação à Brasília. Fazem parte desse fuso os territórios totais de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do estado do Amazonas.

E por fim, o fuso GMT -5 que está 5 horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e 2 horas atrasado em relação ao horário de Brasília. Neste fuso horário inclui-se uma pequena parte do extremo oeste do Amazonas e todo o território do Acre.

Referências da notícia:

Mundo Educação/UOL. “Fusos horários no Brasil”. 2024.

Blog Hexag Medicina. “Conheça os 4 fusos horários do Brasil”. 2024.