Quantos fusos horários tem no Brasil? Veja quais são e como se dividem
Fuso horário é uma faixa longitudinal delimitada por dois meridianos dentro da qual todas as localidades inseridas possuem o mesmo horário. Foi criado para padronizar a contagem das horas no mundo. E o Brasil, quantos fusos tem?
Um fuso horário é uma faixa dentro da qual os relógios marcam o mesmo horário em todas as localidades que abrangem essa faixa. São 24 fusos horários no total, cada um deles corresponde a um valor longitudinal de 15°. Eles representam áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição horária de acordo com o movimento aparente do Sol.
A delimitação dos fusos horários se dá a partir do meridiano de Greenwich (0º). O Meridiano de Greenwich é o principal meridiano do planeta, e com base nele calculamos os fusos horários e dividimos o globo terrestre em dois hemisférios: Leste e Oeste.
Agora, vamos olhar mais regionalmente: e o Brasil, quantos fusos horários possui? Quantas linhas imaginárias passam por nosso país? Descubra abaixo quais são e como se dividem.
Como calcular os fusos horários do mundo
Lembrando, o Meridiano de Greenwich fica no centro do fuso horário inicial ou de referência, que é o de Londres. Ele é representado pela sigla GMT (Greenwich Mean Time). E para calcularmos a diferença de horários entre dois locais distintos, é preciso considerar que à medida que caminhamos para leste, as horas aumentam, ou seja, os horários estão adiantados. Para oeste, os horários estão atrasados, portanto, as horas diminuem.
E por que cada fuso tem um intervalo de 15º de longitude? A resposta é simples e leva em consideração o movimento de rotação da Terra. O tempo que o planeta demora para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo é de aproximadamente 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos para ser mais específico), totalizando um dia.
Com isso, dividindo a circunferência terrestre (de 360°) pelo número de horas do dia (24 horas), chegamos ao valor de 15° por cada hora. Isso significa que a Terra leva 1 hora para percorrer 15° de longitude.
Os fusos horários do Brasil
O Brasil observa quatro fusos horários diferentes, ou seja, podemos dizer que há quatro regiões no país que possuem horários diferentes umas das outras ao mesmo tempo. E essa diferença se deve à grande extensão no sentido leste-oeste que o país possui.
Os quatro fusos horários são: GMT -2, GMT -3 (horário de Brasília, o horário considerado oficial), GMT -4 e GMT -5. Pelo fato de estar totalmente localizado no Hemisfério Oeste, todos os fusos do país estão atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich (por isso os sinais de -).
O fuso horário GMT -2 encontra-se 2 horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich. Nele, situam-se apenas algumas ilhas pertencentes ao Brasil, com destaque para Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Essas localidades estão sempre com 1 hora a mais em relação ao horário de Brasília.
O fuso GMT -3 é o chamado horário oficial de Brasília e está atrasado 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. Este fuso abrange a maior parte do território brasileiro, e fazem parte dele todos os estados das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, o Distrito Federal, incluindo a capital Brasília, e os estados do Tocantins, Goiás, Amapá e Pará.
O fuso horário GMT -4 encontra-se 4 horas atrasado em relação a Greenwich, estando 1 hora atrasado em relação à Brasília. Fazem parte desse fuso os territórios totais de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do estado do Amazonas.
E por fim, o fuso GMT -5 que está 5 horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e 2 horas atrasado em relação ao horário de Brasília. Neste fuso horário inclui-se uma pequena parte do extremo oeste do Amazonas e todo o território do Acre.
Referências da notícia:
Mundo Educação/UOL. “Fusos horários no Brasil”. 2024.
Blog Hexag Medicina. “Conheça os 4 fusos horários do Brasil”. 2024.