Que estranho buraco é este que surgiu repentinamente em um campo em Lengenfeld, Alemanha?
No passado domingo (24) um enorme buraco surgiu subitamente em um campo na vila de Lengenfeld (Alemanha) e, desde então, tem causado curiosidade entre os habitantes. Possui cerca de 2 metros de diâmetro e parece ter mais de 20 metros de profundidade.
No passado domingo - 24 de março - um enorme e profundo buraco apareceu repentinamente num campo em Lengenfeld (Alemanha), vila de 1.200 habitantes no extremo oeste da Turíngia. De acordo com informações relatadas pelo jornal Bild, quando pelas 19:30 deste mesmo dia o telefone de Karl-Josef Hardegen, de 71 anos e presidente da câmara local, tocou, este estava longe de imaginar o que se passava.
“Um caminhante entusiasmado tinha descoberto o buraco gigante e informou-me", conta Hardegen ao jornal Bild. Por razões de segurança foi imediatamente ordenado o encerramento da zona que ficou isolada com fita vermelha e branca para alertar as pessoas para o perigo existente e prevenir eventuais quedas trágicas.
No vídeo filmado por Gerhard Schreiber consegue-se perceber o entusiasmo por este fenómeno natural que, segundo o National Geographic, surge a partir da “erosão pela água de uma superfície rochosa”, pois observa-se um enorme e profundo buraco que possui 2 metros de diâmetro. Pensa-se que este buraco surgido em Lengenfeld, e conhecido pela Geologia como dolina, atinge os 20 metros de profundidade.
De acordo com a Geologia, estes buracos, chamados dolinas, são depressões no solo que normalmente aparecem em relevos cársticos, geralmente em forma de funil, formados pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Também podem surgir a partir do colapso do teto de grutas subterrâneas ou com o desmoronamento de solos em zonas com rios subterrâneos. Em todos estes casos, a probabilidade de ocorrência de uma dolina aumenta quando cai chuva forte e abundante.
Karl-Josef Hardegen descreve o acontecimento como uma "pequena sensação". O buraco é tão circular e reto, "como se tivesse sido perfurado!". O presidente da câmara, que cresceu na vila, nunca viu nada assim. De acordo com o Bild, as minas e os túneis subterrâneos, que podem agora ruir, nunca existiram em Lengenfeld, o que torna todo este acontecimento um grande mistério!
Geólogos no terreno em busca da origem do fenômeno
No entanto, tanto quanto se sabe do ponto de vista científico, quando existe uma grande concentração subterrânea de água, parada ou em movimento, esta pode provocar a erosão da rocha ou terra que sustenta o que está à superfície. E, é isso que, de acordo com o presidente da câmara local, parece ter acontecido.
Os peritos em Geologia estão agora no terreno a investigar este buraco para descodificar o que desencadeou exatamente este buraco e irão elaborar um relatório onde as causas do mesmo fiquem totalmente esclarecidas. Tudo aponta para que tenha surgido do colapso do solo, pois Lengenfeld situa-se em uma região cárstica com rios subterrâneos.
Esta teoria converge com aquilo que habitualmente define uma dolina dado que, segundo informações fornecidas por outros jornais locais alemães, o buraco de Lengenfeld pode dever-se às fortes chuvas dos últimos meses e ao aumento do caudal dos rios subterrâneos.