Queda de avião em Gramado é o 2º maior acidente aéreo do país no ano em número de vítimas; veja as atualizações

Queda de avião na manhã do último domingo em Gramado é o 2º maior acidente aéreo do ano no país em relação ao número de vítimas. Veja aqui as atualizações do caso.

queda avião, Gramado
A queda do avião em Gramado (RS) neste domingo (22) é o segundo maior acidente aéreo em número de vítimas registrado em 2024 no Brasil. Crédito: CNN/Divulgação.

A queda de um avião de pequeno porte na manhã do último domingo (22) em Gramado, na Serra Gaúcha, deixou mortos e vários feridos. A aeronave partiu do Aeroporto de Canela, cidade vizinha de Gramado, em direção à Jundiaí (em São Paulo), e caiu por volta das 9h15min na região central de Gramado, próximo à Avenida das Hortênsias.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o avião colidiu com a chaminé de um prédio, depois com o segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Os destroços acabaram atingindo uma pousada. As causas do acidente estão sendo investigadas. Veja abaixo as últimas informações atualizadas do acidente.

Queda de avião em Gramado: as atualizações do acidente

O modelo do avião era um Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, da empresa Piper Aircraft – um turboélice com dois motores, fabricado em 1990, com lugares para nove passageiros, além do piloto. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou que o avião não tinha caixa preta, já que esse modelo de aeronave não exige o equipamento.

A tragédia aérea deixou 10 mortos, todos da mesma família e tripulantes da aeronave: o piloto Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, empresário de 61 anos, a sua esposa, seus três filhos, a sogra, a irmã da esposa, o marido dela e dois filhos do casal, ainda crianças. Os corpos das vítimas começaram a ser retirados do local na noite do domingo (22).

queda de avião, Gramado, RS
Imagem aérea de um dos locais atingidos durante a queda do avião em Gramado (RS) no domingo (22). Crédito: Maurício Tonetto/Seco-RS.

Além dos mortos, o acidente aéreo feriu 17 pessoas em solo. Essas pessoas precisaram de atendimento médico e foram levadas para o hospital da região, a maioria delas por terem inalado fumaça. Duas delas estavam em estado grave por terem sido atingidas por destroços e ficarem com queimaduras e estão hospitalizadas em Porto Alegre.

Ainda, o telhado da pousada que foi atingida corre o risco de desabar. “A pousada já foi vistoriada nesse domingo e não encontramos nenhum material biológico indicando vítimas, mas há risco de desabamento porque ela tem na sua estrutura um telhado de madeira”, disse o comandante regional do Corpo de Bombeiros, Maurício Ferro.

queda, avião, Gramado
A queda do avião em Gramado (RS) gerou uma onda de impacto que estourou os vidros de lojas próximas ao local, como desta revenda de carros na foto. Crédito: Fabiano do Amaral.

As operações de recuperação dos corpos e de perícia já foram concluídas, conforme informou a Polícia Civil nesta segunda-feira (23). A maior parte dos destroços do avião já foi retirada do local.

A Polícia Civil investiga o caso para apurar possíveis responsabilidades. A dinâmica e as causas do acidente são apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Ainda não se sabe as causas do acidente, mas no momento, o tempo estava fechado e com muita neblina em Gramado.

O 2º maior acidente aéreo do país em 2024 em número de mortes

A queda do avião em Gramado no domingo (22) é o segundo maior acidente aéreo em número de vítimas registrado em 2024 no Brasil, segundo dados do CENIPA, ao fazer 10 vítimas fatais.

avião, queda, Gramado
Local da queda do avião em Gramado (RS), que ficou encoberto por fumaça e fuligem, e um cheiro forte de querosene, segundo testemunhas. Crédito: Fabiano do Amaral.

Em primeiro lugar está a tragédia da Voepass, antiga Passaredo, que aconteceu em agosto deste ano. Um avião da companhia caiu em 9 de agosto em Vinhedo, interior de São Paulo, após decolar de Cascavel, no Paraná, e tinha como destino Guarulhos (SP). Toda a tripulação de 62 passageiros morreu no impacto da aeronave com o solo.

E o terceiro acidente aéreo com mais vítimas no país este ano ocorreu em 28 de janeiro, quando um avião com sete pessoas caiu em Itapeva, Minas Gerais. Todos os ocupantes da aeronave – dois tripulantes e cinco passageiros – morreram.

Referências da notícia

Queda de avião matou 10 pessoas em Gramado: o que se sabe sobre o acidente. 23 de dezembro, 2024. Herculano Barreto Filho.

Acidente na Serra Gaúcha é o 2º maior acidente aéreo no ano em número de vítimas. 22 de dezembro, 2024. Marina Demori.