Raio atinge o interior de uma casa nos EUA, algo nunca visto antes!
Em Oklahoma, nos Estados Unidos, uma forte tempestade faz raio atingir casa e destruir o banheiro. Nessas situações, que medidas de proteção se deve tomar?
Uma impressionante tempestade (e muito elétrica) ocorreu na última quarta-feira, 4, na cidade de Okmulgee, localizada no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, com consequências nunca antes relatadas: um raio atingiu uma casa e destruiu um banheiro.
O evento foi anunciado pelos bombeiros locais, que responderam a um chamado sobre o impacto de um raio que caiu dentro de uma casa. Felizmente, não havia pessoas dentro da casa no momento do impacto, embora o dano tenha ocorrido em um momento inoportuno, já que em breve a casa seria alugada.
Conforme explicou a jornalista Brooke Griffin, o raio entrou pela ventilação do teto e seguiu em direção ao banheiro, atingindo o vaso sanitário e quebrando-o completamente.
Outro fato que a equipe de bombeiros divulgou foi que eles nunca haviam recebido uma ligação assim antes, já que dentro do banheiro, o vaso sanitário estava destruído e manchas pretas causadas pelo calor do raio podiam ser vistas nas paredes.
Além do imóvel estar vazio, felizmente o fogo após o impacto não conseguiu se espalhar para outras partes da casa, pois os bombeiros conseguiram apagá-lo rapidamente quando chegaram.
Raios, tão bonitos quanto perigosos
Na Terra, cerca de 8 milhões de raios caem todos os dias, dos quais uma fração significativa atinge áreas povoadas ou lugares onde pode haver pessoas.
A ameaça que eles representam à vida pode ser mitigada se forem seguidas uma série de recomendações e cuidados básicos a serem tomados na presença de uma tempestade.
Se estiver ao ar livre, é importante não ficar perto de objetos altos e isolados que atuam como um “efeito pontual”, encurtando a distância entre a superfície e a nuvem e facilitando o caminho do raio. Um exemplo típico a ser evitado é ficar perto de uma árvore no meio de um campo. Se nos encontramos nesta situação, é aconselhável agachar-se com as mãos atrás do pescoço, adotando a posição fetal.
No caso de estar protegido no interior de uma casa, prédio, ou qualquer outro empreendimento, é aconselhável, independentemente de ele possuir ou não pára-raios, fechar as portas e janelas, bem como evitar o contato com água corrente; durante as tempestades não é um bom momento para tomar banho ou lavar a louça.
Raios: os recordes mundiais recentes
Os raios são um fenômeno natural em crescente estudo na comunidade científica, devido em grande parte ao notável progresso nos últimos anos em sistemas de detecção e monitoramento terrestre e por satélite.
Recentemente, a Organização Meteorológica Mundial verificou e validou dois novos recordes de raios. De um lado, o de maior duração, com mais de 17 segundos, produzido durante uma tempestade em 2020 entre Argentina e Uruguai; por outro lado, o de maior distância percorrida, de 768 km no sul dos Estados Unidos, também em 2020.