Rio de Janeiro: veja o que fazer na rua que foi considerada uma das mais “descoladas” do mundo
A rua Arnaldo Quintela, no bairro Botafogo, cidade do Rio de Janeiro, foi considerada a oitava rua mais “descolada” e “legal” do mundo, segundo a revista estrangeira Time Out. Confira o que você pode fazer por lá.
A Rua Arnaldo Quintela, que fica no bairro Botafogo, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, foi eleita pela revista estrangeira Time Out este ano como a oitava rua mais “descolada” do mundo, por ter se tornado um hotspot culinário e pela agitação. Inclusive, esta foi a única rua do Brasil no ranking.
Descubra aqui quais os atrativos que deram esse reconhecimento para a rua carioca.
A rua Arnaldo Quintela
O agito da rua acontece nos bares e restaurantes, além das calçadas que reúnem uma turma “descolada” e divertida. Segundo a Time Out, a rua se tornou um hotspot culinário, e com muitas novidades surgindo por lá, se tornou esse lugar badalado da cidade carioca.
Ao longo dos últimos anos a rua foi consolidada como um centro gastronômico popular. A região conta com mais de 30 bares que atendem a todos os públicos, desde os amantes de samba até aqueles que curtem um bom e velho rock’n roll. Se você curte beber, comer bem e conhecer gente nova, então você vai gostar dessa região.
O que a rua tem de “legal”?
A Time Out destacou oito principais estabelecimentos na rua, que são:
- Quartinho Bar:
O Quartinho Bar é uma opção mais intimista, com opções de drinques bem diferentes e comidas deliciosas. Um deles, por exemplo, é o famoso Miss Dynamite, que tem um açúcar que explode na boca.
Nas quartas, tem a noite do jazz. E nas quintas, o local, com cadeiras e sofás espalhados pelo salão, se torna uma pista de dança com DJ e muita música brasileira.
- Culto Bar:
Um bar irreverente, com sua iluminação de led vermelho, e com programação atrativa para os fãs de rock. O cardápio é variado, com cervejas, drinques e várias opções veganas. Todos os finais de semana tem a festa ‘Balançando o Culto’, com DJs tocando no local.
- Xepa Bar:
Mais um bar famoso na rua. Este é um dos mais descontraídos, com suas paredes coloridas, cadeiras de praia e caixotes de feira servindo como mesa.
O ambiente se assemelha a um antigo armazém, com refeições de vários tipos e uma trilha sonora de música “brega”. Lá, você pode provar petiscos e drinques autorais com nomes criativos, além de bebidas sem álcool.
- Calma Bar:
Este bar é mais frequentado pelo público jovem e mais alternativo. O ambiente é pequeno, com luzes charmosas, mas tem algumas mesas na calçada. O foco do bar são os drinques autorais, mas conta com algumas opções de petiscos no cardápio. Além de bar, o espaço realiza exposições e performances, e em algumas noites tem música ao vivo com DJs.
- Buteco Treme Treme:
Tem uma explicação esse nome, e quem vai lá logo entende: a vibração do metrô que passa ali embaixo treme tudo no bar.
Este é um dos bares mais tradicionais da rua, reunindo vários jovens que ficam pela calçada para tomar a “saideira”, já que ele é o que fica aberto até mais tarde na madrugada. O cardápio conta com cervejas e petiscos.
- Pizzaria Ferro e Farinha:
A famosa pizzaria tem um ambiente charmoso, com um terraço para você aproveitar com os amigos.
Suas pizzas com massa de fermentação natural são assadas em forno a lenha. Inclusive, foi eleita quatro vezes como a “melhor pizza” pela revista VEJA RIO Comer & Beber. Inclusive, o Chef Sei Shiroma recebeu o prêmio de 'Revelação do ano' em 2024 pelo famoso guia italiano ‘50 Top Pizza’ .
- Mãe Joana:
Este espaço, além de bar, abriga uma barbearia, um estúdio de tatuagem, um restaurante e um karaokê (este às quartas-feiras). O bar conta com uma boa roda de samba e pagode, e o cardápio tem opções de petiscos e drinques autorais.
- Macuna bar:
O espaço é para quem busca curtir um rap e música eletrônica. O casarão de dois andares e rooftop costuma encher nos dias de música: nas quintas tem jazz e sexta e sábado diferentes DJs fazem a festa. Conta com mesas externas e tem ótimas opções de lanches e petiscos no cardápio, além de drinques clássicos e autorais.
E claro, essas são só algumas das opções que você vai encontrar por lá. Que tal conhecer a cidade maravilhosa e incluir no roteiro uma visita à rua Arnaldo Quintela?
Referência da notícia:
Time Out. “The 30 coolest streets in the world”. 2024.