Rio Grande do Sul: chuvas do fim de semana proporcionam novo recorde do Guaíba, estragos em vias e até tremores de terra

Tremores de terra, aumento do nível do Guaíba, deslizamentos e interdição de ponte marcaram o final de semana no Rio Grande do Sul. Moradores são orientados a evacuar suas casas por causa do aumento dos rios!

Chuvas no Sul
Tremores foram registrados na região da serra gaúcha e deslizamento de terra deixa um morto em Caxias do Sul neste domingo (12). Foto: Andreia Copini.

Embora a chuva tenha dado uma trégua neste início de semana, o estado do Rio Grande do Sul segue em alerta devido ao alto nível dos rios. Cidades como Canoas e Pelotas orientam a evacuação de áreas de risco, e no Vale do Taquari e Caí, os moradores já tiveram que sair de casa. No último domingo (12), um deslizamento de terra matou um homem na Vila Maestra, zona norte de Caxias do Sul, na serra gaúcha.

Além disso, moradores de Caxias do Sul relataram sentir tremores na madrugada desta segunda-feira (13).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os tremores foram registrados no Bairro Universitário, que é cercado por morros, e o motivo foi por conta dos deslizamentos ocorridos no final de semana. De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), os abalos também foram sentidos em Bento Gonçalves com magnitude entre 2,3 e 2,4 graus na Escala Richter. A Defesa Civil orienta que a população saia de casa e acione o órgão caso note rachaduras no chão ou nas paredes das casas.

A ponte do Rio Caí que liga as cidades de Caxias do Sul e Petrópolis teve que ser interditada após a pista ceder no domingo (12). Um dos pilares da ponte está completamente comprometido, e pode cair a qualquer momento. Atualmente, o Rio Caí voltou a subir e atingiu o nível de 6 metros acima do normal após as chuvas do fim de semana.

Até a última atualização, mais de 619 mil pessoas estão fora de casa, dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados, 145 óbitos confirmados, 127 desaparecidos, 806 feridos e mais de 10 mil animais foram resgatadas.

Lagoa do Guaíba volta a subir neste final de semana!

A medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) registra que o nível do Guaíba em Porto Alegre, marcou 4,78 metros no início da manhã (7h15) desta segunda-feira (13), e continua a subir!

Nas últimas 9 horas o nível subiu 17 centímetros! Bairros das regiões Norte e Central de Porto Alegre continuam alagados.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) alertam para uma nova elevação do lago, que pode atingir 5,5 metros nesta semana. Durante o final de semana, o Guaíba apresentou oscilações entre 4,62 e 4,65 metros, após apresentar uma lenta baixa do nível na última semana.

Segundo a UFRGS, a previsão indica que a nova elevação do nível do Guaíba pode ultrapassar os 5 metros. O valor do nível máximo a ser atingido entre segunda e terça-feira será resultado da chuva ocorrida até no final de semana na bacia e depende da atuação do vento sul forte, podendo alcançar em torno de 5,4 metros.

O aeroporto da capital do Rio Grande do Sul continua fechado devido a inundação que atingiu a parte térrea da unidade. Em alguns pontos, a água chegou perto de 2 metros de altura, atingindo cabos de telefonia, internet, esteira e balança. Enquanto o aeroporto de Porto Alegre estiver fechado, os voos comerciais da Base Aérea foram direcionados para o município de Canoas.

Moradores de Pelotas são orientados a evacuar suas casas

No município de Pelotas também está em alerta devido ao aumento do nível da Lagoa de Patos. A prefeitura da cidade contabilizou 23 áreas que devem ser evacuadas pois foram classificadas como risco para inundação:

  1. Recanto de Portugal
  2. Marina Ilha verde
  3. Ambrósio Perret
  4. Mário Meneghetti
  5. Balsa
  6. Laranjal (Santo Antônio, Valverde e Pontal)
  7. Colônia Z3
  8. Fátima
  9. Village Center JK
  10. Doquinhas
  11. Quadrado
  12. Vila da Palha
  13. Cruzeiro
  14. Ceval
  15. Mauá
  16. Loteamento Osório
  17. Pântano
  18. Estrada do Engenho
  19. Lagos de São Gonçalo
  20. Charqueadas
  21. Umuharama
  22. Parque Una
  23. Navegantes

O Canal São Gonçalo, que deságua na lagoa, atingiu o nível de 2,88 metros na noite do domingo (12), o mais alto desde 1941. O último boletim, divulgado às 6h (horário de Brasília), apontou ligeira diminuição no nível da água. Nesse horário, o nível do canal estava em 2,78m, mas ainda sim, a prefeitura recomenda a evacuação caso haja um aumento repentino do rio. Municípios do extremo sul do estado, como São Lourenço do Sul e Rio Grande também estão sofrendo com o transbordamento da Lagoa dos Patos.

Chuvas no Sul
NASA divulgou imagens captadas por satélite que mostram a dimensão dos estragos provocados pelas chuvas. Foto: NASA.

A Lagoa dos Patos termina no oceano, mas por receber influência dos ventos e da maré, as águas estão saindo de forma lenta, o que ocasiona alagamentos em vários pontos das cidades vizinhas. O escoamento é dificultado pelo alto volume de água e também pela estreita passagem da Lagoa dos Patos ao oceano.

Como já havíamos noticiado aqui na Meteored Brasil, o frio deve ganhar força neste início de semana, com temperaturas abaixo dos 10°C em boa parte do RIo Grande do Sul. Mas a previsão mostra a formação de um sistema frontal sobre o estado a partir de quinta-feira (17), e deve avançar sobre toda a região Sul. Para consultar a previsão do tempo para a sua cidade, fique de olho no portal do tempo.com.