São Paulo esconde 6 destinos secretos de ecoturismo imperdíveis; veja onde ficam
A capital paulista ‘esconde’ seis lugares de ecoturismo, com muita vida selvagem, verde e trilhas para desbravar, tudo isto sem sair da cidade. Veja aqui quais destinos são estes.

Ainda estamos no período de verão, calor, férias escolares da criançada… e você quer arrumar algum passeio divertido para ir com a família? Se você mora na capital paulista, saiba que não é preciso ir muito longe para aproveitar lugares incríveis em meio a natureza e com muitas atividades divertidas.
Pois é… a cidade de São Paulo tem seis lugares “escondidos” de ecoturismo com muita natureza e diversão para você aproveitar. Descubra abaixo que lugares são esses.
Seis destinos de ecoturismo na capital paulista
Esses locais contam com atividades não apenas para o público infantil, como também para os adultos, e a maioria ainda é pouco conhecida por paulistanos e visitantes. Veja abaixo.
Parques Naturais Municipais
A cidade de São Paulo possui quatro Parques Naturais Municipais: o Itaim, Varginha, Jaceguava e Bororé, todos administrados pela prefeitura e com entrada gratuita.
Os parques contam com trilhas, lagos, brinquedos naturalizados (feitos com material da própria mata), mirante e alguns com estrutura para os visitantes como banheiros e área de piquenique.
Parque Estadual da Serra do Mar
O Parque Estadual da Serra do Mar é a maior área de proteção integral do litoral brasileiro. Vai da divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, cobrindo toda a região serrana. Ele é dividido por núcleos, e o que abrange a capital paulista é o Núcleo Curucutu, entre a região metropolitana da Baixada Santista e a Grande São Paulo.

O Núcleo Curucutu tem trilhas como a do Mirante, que em dias abertos permite a visualização de parte da Baixada Santista. Também oferece outras atividades aos visitantes, como a Ciclorrota Curucutu, a Trilha da Bica (Trilha dos Passarinhos) e a Plataforma de Observação de Aves Manoel Martiniano.
A entrada é gratuita, porém é necessário fazer agendamento.
Selva SP
É um parque de aventura natural que fica no extremo sul da capital paulista, na Estrada Engenheiro Marsilac. O local conta com atividades no rio Capivari, como rafting, tirolesa e trilhas. Também há pequenas cachoeiras para banho, e uma prainha onde dá para fazer stand up paddle e caiaque. As atividades devem ser previamente agendadas.
O local abre diariamente, das 9h às 17h, e é fechado em dias de chuva. Você pode comprar pacotes de atividades separados ou ainda a opção de 'day use' que inclui várias atividades.
Recanto Paraíso
O Recanto Paraíso é um local para quem adora natureza e cavalos, localizado em Palheiros, no sudeste da capital paulista. Aqui é possível fazer passeios a cavalo ou jumento, e o visitante aprende toda a rotina dos animais, as etapas da selagem, os nomes dos equipamentos, e também realiza a montaria.

A cavalgada externa pode passar por área rural e até trechos com mata mais fechada para os mais experientes. É necessário agendamento.
The Roça Park
Localizado em Cipó do Meio, o local oferece vivência rural e educação ambiental. Com a opção de ‘day use’, você pode usufruir de toda a estrutura do local, com fazendinha de animais, balanço, redário e trilhas. E ainda conhecer a produção orgânica do local e fazer um passeio de trator.

O local tem restaurante com café colonial e almoço self-service. É permitida a entrada de pets. Além disso, tem-se uma trilha de caminhada leve pela mata, que chega até a beira da Represa Billings.
Estância e Parque Ecológico das Águas
O parque fica na região de Colônia, zona sul da cidade paulista. Possui diversas nascentes e lagos, e é um importante corredor verde para animais, já que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari- Monos.
Entre as atrações estão: interação com animais, trilhas, passeios de botes e caiaques, stand up paddle, pedalinhos, trampolim aquático, oficinas diversas, entre outros. Todas as atividades são dirigidas e supervisionadas por instrutores capacitados.
O local é Pet friendly, tem estacionamento, restaurante e opção de ‘Day Use’. É necessário agendamento.
Referência da notícia
7 lugares escondidos de ecoturismo na capital paulista. 02 de janeiro, 2025. Márcio Diniz.