Seca e calor histórico, atual realidade não só no Brasil
Com calor recorde, caracóis são cozidos dentro de suas próprias conchas na Europa. No Brasil, o tempo seco continua como destaque na maior parte do país que vê o número de queimadas aumentar cada dia mais.
A falta de chuva preocupa desde o ano passado em grande parte do Brasil. A irregularidade que abaixa cada vez mais o índice de água disponível no solo e o nível dos reservatórios. Um cenário que agride a agricultura, que agride o setor elétrico. Queimadas com índices recordes no Brasil Central, queimadas jamais vistas ao redor de todo o mundo.
Aliás, a falta de chuva e as ondas de calor têm sido destaque não só no Brasil. Nesta última semana, uma onda de calor intensa na Itália fez com que caracóis cozinhassem dentro de suas próprias conchas. A Ilha de Sicília registrou na quarta-feira (11) 48,8°C, sendo a maior temperatura já registrada na história da Europa.
No decorrer desses próximos dias pouca coisa deve mudar. A maior parte do Brasil deve continuar seca, com temperaturas elevadas, com baixos índices de umidade relativa do ar e com possível aumento de queimadas. Há expectativa de chuva apenas nos extremos do país, áreas do Sul, do Norte e do Nordeste, mas enquanto isso, áreas do interior brasileiro continuarão sem chuva.