Space Adventure: conheça o parque temático da NASA no Brasil e que tem o maior acervo fora dos EUA

A atração Space Adventure é um acervo com peças da agência espacial americana, que conta com duas unidades aqui no Brasil: uma em Canela (RS) e outra em Balneário Camboriú (SC).

Space Adventure em Canela
Fachada do Space Adventure em Canela (RS). Crédito: Divulgação.

O Space Adventure é uma atração temática fixa idealizada pelo Grupo Oceanic em conjunto com a Blast Entertainment e a DC Set Group, que promete simular uma estação da agência espacial americana NASA com o intuito de oferecer ciência, tecnologia e entretenimento tanto para crianças quanto para adultos.

A atração possui duas unidades aqui no Brasil: uma em Canela (Rio Grande do Sul) e a outra em Balneário Camboriú (Santa Catarina), sendo esta última a inaugurada mais recentemente. Descubra aqui o que cada uma oferece aos visitantes.

Space Adventure em Canela

Esta foi a primeira unidade aberta no país, no início de 2023, e já atraiu milhares de visitantes. A atração ficou marcada como a primeira exposição fixa com peças da NASA no país, reunindo mais de 270 itens de missões em uma estrutura de 4 mil metros quadrados.

Dentre os atrativos, os visitantes podem conferir o motor de foguete do programa MERCURY, a réplica fiel da cápsula lunar da APOLLO 11, duas mesas de comando de Houston, trajes especiais dos projetos APOLLO e GEMINI, a câmera fotográfica autografada pelo astronauta Eugene Cernan, da APOLLO 17, e registros históricos da missão Apolo 11.

trajes espaciais, Space Adventure em Canela (RS)
Trajes espaciais originais expostos na Space Adventure em Canela (RS). Crédito: Divulgação.

A unidade conta com a presença do personagem 3D Dukinho, inspirado no astronauta americano Charles Duke, um dos doze homens que já pisaram na Lua. O local possui uma loja que oferece itens oficiais e licenciados pela NASA, como bonés e camisetas.

Além disso, também tem o Planetário, um espaço com transmissão em 4K e conteúdo desenvolvido em parceria com o renomado Museu de História Natural de Nova York, onde você viaja pelas estrelas e se impressiona com a beleza do cosmos.

A exposição em Canela possui artefatos originais da NASA, reunidos pelo Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE de Hutchinson, Kansas, referentes aos Projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, responsáveis pela ida do homem à Lua.

Também tem simuladores: giroscópios (para uma ou duas pessoas) que proporcionam a simulação realista da força G (gravidade) enfrentada pelos pilotos no espaço.

Space Adventure em Balneário Camboriú

Este parque foi inaugurado em março de 2024, com a promessa de ser um dos atrativos turísticos mais imponentes da cidade. Com um investimento médio de 30 milhões de reais, ocupa uma área de 4,5 mil metros quadrados.

O local é ideal para os pequenos que são fascinados pelos mistérios do espaço, mas também é um verdadeiro tesouro para os adultos que se interessam por astronomia. Ah, e este parque tem o maior acervo de peças da NASA fora dos Estados Unidos!

Space Adventure em Balneário Camboriú (SC)
Salão principal do Space Adventure em Balneário Camboriú (SC). Crédito:Mateus Castro/NSC TV.

No local estão dispostos mais de 300 itens originais e inéditos dos Projetos MERCURY, GEMINI e APOLLO, e logo na entrada já tem uma enorme aeronave. Há uma réplica de 40 metros de altura do Saturno V, foguete que levou o homem à Lua. No interior do local, há várias telas interativas, salas imersivas e simuladores, incluindo um que recria uma decolagem para a Lua.

A atração oferece acesso a trajes espaciais autênticos, acessórios e partes genuínas de foguetes, e também conta com o Planetário e o Giroscópio. Além das exposições, os visitantes podem desfrutar de um café temático, e games com realidade virtual (VR) de última geração. O local também possui loja com produtos oficiais e licenciados pela NASA.

Space Adventure em Balneário Camboriú
Réplica de foguete e outros itens em exposição no Space Adventure em Balneário Camboriú. Crédito: Space Adventure.

Rodrigo Prado, CEO do Space Adventure, explicou as diferenças entre as duas unidades: “Os parques possuem acervos únicos e diferentes, por exemplo, enquanto no Rio Grande do Sul as mesas de comando remetem à missão APOLLO 14, em Balneário Camboriú o visitante é recebido por mesas da missão APOLLO 16, evidenciando o progresso tecnológico ao longo do tempo”.

Gostou? Então não deixe de ir conhecer pessoalmente esses locais incríveis e se aventurar pelo Universo!