Submarino Titan: confirmada a morte dos 5 passageiros que viajavam para o Titanic
Após quatro dias de buscas, a Guarda Costeira confirmou esta tarde que os fragmentos encontrados no fundo do mar pertencem ao submersível que ia avistar os restos do Titanic e que não há sobreviventes.
A busca pelo submersível Titan terminou da pior maneira. A Guarda Costeira de Boston confirmou nesta tarde que os fragmentos encontrados no fundo do mar pertencem ao submersível que desapareceu no domingo.
“Esta manhã encontramos o cone de cauda do submersível Titan, no fundo do mar, perto dos destroços do Titanic. Em seguida, encontramos mais destroços, o que é consistente com a perda de pressão na cabine", disse John Mauger, encarregado da operação de busca e resgate.
Por seu lado, a empresa Oceangate, responsável pela excursão, emitiu um comunicado de imprensa confirmando a morte dos 5 passageiros e expressando as suas condolências às famílias.
A busca pelo Titan durou quatro dias, na esperança de encontrar o ve[iculo e seus ocupantes com vida, antes que a reserva de oxigênio se esgotasse, estimada em 96 horas. Esse prazo era até esta quinta-feira. Mas o aparecimento dos escombros no fundo do mar foi uma indicação do trágico fim.
O submersível havia iniciado sua excursão no domingo, com 5 passageiros a bordo, que se dirigiam para visitar os restos do Titanic. Após 1 hora e 45 minutos do mergulho, perdeu-se o rastro e as comunicações com a tripulação, pelo que foi dado o alarme e iniciadas as operações de busca.
A bordo do Titan estava Stockton Rush, piloto e CEO da OceanGate, empresa encarregada de organizar a expedição. Com ele estavam o aventureiro britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, seu filho Sulemany e o renomado explorador francês e especialista em Titanic Paul-Henry Nargeolet.