Sugestão Meteored: filme argentino 'Granizo' estreou na Netflix
A Netflix apresentou o trailer do filme 'Granizo', protagonizado por Guillermo Francella, e que estreou em 30 de março. Uma comédia dramática que certamente dará o que falar entre a comunidade científica.
A Netflix publicou o trailer do tão esperado filme 'Granizo' que estreou em 30 de março. Guillermo Francella interpreta Miguel Flores, um meteorologista famoso que trabalha na televisão, amado e respeitado por seu público, mas uma chuva de granizo nas primeiras horas da manhã mudará completamente sua vida.
Segundo a sinopse, trata-se de uma comédia dramática em que o meteorologista mais amado e famoso do país se torna da noite para o dia a pessoa mais odiada por uma 'terrível falha' em sua previsão. Esta situação obrigará Miguel Flores a fugir da Cidade de Buenos Aires para se refugiar em sua cidade natal em Córdoba, o que levará a uma jornada de redescoberta tão absurda quanto humana.
A estreia
Sem dúvida, o lançamento deste filme gerou grandes expectativas apenas pelo fato de o ator principal ser Guillermo Francella, referência absoluta quando o assunto é comédia e comédia-dramática na Argentina. O público em geral aguardou ansiosamente a grande estreia do filme para se acomodar em frente à televisão; mas, além disso, este filme logicamente desperta grande interesse na comunidade científica, especialmente entre os profissionais das Ciências Atmosféricas conhecidos como os Meteorologistas.
Após a estreia, provavelmente os grupos de bate-papo relacionados a essa profissão explodiram de informações, com as repercussões e os diferentes tipos de críticas. Todos atentos à estreia de 'Granizo'.
Descobriremos essa história e seus personagens, comparando-a inevitavelmente com o que realmente acontece no dia-a-dia de um meteorologista, especialmente sobre previsões.
Os meteorologistas vão se sentir bem representados? Poderá ser aproveitado para difundir entre os novos universitários na carreira em Ciências Atmosféricas que se estuda em vários locais do Brasil, como por exemplo no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, na Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e na Universidade Federal de Alagoas?
Antes de ver o filme
Não podemos esperar um filme que represente fielmente o que acontece na realidade dos meteorologistas, porque é justamente uma ficção não baseada em fatos reais.
Mas o que podemos fazer é tentar entender os desafios que eles enfrentam diariamente ao trabalhar com um sistema que não é exato, mas natural, e como sabemos que a natureza é caótica, é assim que se comporta a atmosfera da Terra que estão tentando prever.
O trabalho dos meteorologistas costuma ter muitas críticas infundadas. É um grupo de cientistas que estudam por quatro anos ou mais, dependendo da universidade. Eles estudam profundamente as ciências exatas (como cálculos matemáticos, física, estatística), além de capacitação em programação e todos os conhecimentos específicos do comportamento da atmosfera em diferentes escalas espaciais e temporais.
O trabalho inclui a interação e análises de uma grande quantidade de dados, análises de imagens, saídas de modelos meteorológicos computacionais combinado com a experiência de cada meteorologista previsor, antes de trazer a previsão do tempo "limpa" para a sociedade.
Mas, o principal é ensinar os cidadãos a interpretar corretamente uma previsão, para que transformem esse serviço em uma ferramenta útil e com base nisso possam tomar decisões, principalmente em situações de risco.
Deve-se notar também que entre as pessoas que informam a previsão do tempo, por exemplo na televisão, nem todos são profissionais e estudiosos desta disciplina, alguns são apenas comunicadores e são responsáveis por transmitir à população o trabalho feito anteriormente por um meteorologista. Não podemos esquecer que a meteorologia não é um show, é uma ciência colocada a serviço da comunidade, muitas vezes pode até salvar vidas, e também auxilia os tomadores de decisão para o desenvolvimento produtivo e econômico, entre outras coisas.