Super tufão Rai varre as Filipinas deixando pelo menos 12 mortos

O Super Tufão Rai atingiu as Filipinas nessa quinta-feira (16) com força equivalente a um furacão de categoria 5, com ventos de até 250 km/h. Os ventos fortes causaram enorme destruição nas ilhas do sul do país, além das chuvas torrenciais e inundações.

Tufão Rai
Imagem de satélite infravermelho do Super Tufão Rai prestes a fazer landfall nas Filipinas no dia 16 de dezembro de 2021.Imagem: NOAA/RAMMB/Colorado State University.

A temporada de tufões de 2021 no noroeste do Pacífico, que até então estava mais calma que o normal, guardou o seu pior para o final, trazendo como última tempestade do ano o Super Tufão Rai, ou Odette, em seu nome filipino.

De acordo com a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA, na sigla em inglês), o super tufão Rai atingiu o continente – o chamado landfall - às 13h30, no horário local, nessa quinta-feira, 16 de dezembro, na Ilha de Siargao, no sudeste das Filipinas.

O Super Tufão Rai atingiu as Filipinas com intensidade de um furacão categoria 5, deixando 12 mortos e centenas de milhares de desabrigados

Rai era uma tempestade com força equivalente a um furacão de categoria 5, com ventos de até 250 km/h quando realizou seu primeiro landfall. Cerca de 30 minutos após tocar o continente, passando por um ciclo de substituição da parede de seu olho, o sistema enfraqueceu para uma tempestade de categoria 4 com ventos de 240km/h.

youtube video id=GfbYS1kiouM

Ao seguir trajetória para oeste, Rai registrou vários landfalls, com força equivalentes a categorias 4 e 3, sobre as várias ilhas que compõe o centro-sul das Filipinas. O tufão atingiu destinos turísticos populares como a ilha de Palawan, Visayas e a ilha de Mindanao, no sul.

Mais de 300 mil pessoas tiveram que sair as pressas de suas casas e resorts nessa região do país, enquanto o tufão arrancava telhados, derrubava árvores e interrompia os meios de comunicação. Cerca de 18 mil pessoas ainda não conseguiram retornar para suas casas.

Até o momento foram registradas 12 mortes e 7 pessoas estão desaparecidas, essas pessoas foram vítimas de árvores ou estruturas derrubadas pelos fortes ventos ou se afogaram durante as inundações causadas pelas chuvas torrenciais. Entretanto, ainda não foi possível realizar uma avaliação completa dos danos visto que muitos locais permanecem incomunicáveis.

Nesta sexta-feira (17) Rai já havia perdido seu status de super tufão ao emergir no Mar da China Meridional, mas permanece poderoso com intensidade equivalente a um furacão de categoria 2. A tempestade pode voltar a ganhar força enquanto viaja para oeste e noroeste sobre o oceano. O centro de Rai deverá passar próximo a costa do Vietnã no domingo (19), podendo causar ventos intensos e chuvas volumosas.

Rai foi a 15ª tempestade a atingir as Filipinas neste ano, sendo a mais violenta. Neste país que sofre com o impacto de cerca de 20 tempestades tropicais e tufões por ano, o impacto de tempestades tropicais próximas as datas festivas de dezembro não é incomum. Entretanto, o que é incomum é o landfall de uma tempestade tão intensa quanto Rai. Nos ultimos dois anos este foi o 3º landfall de um tufão de categoria 5 no país.