Superlua Flores será encoberta pelo primeiro eclipse lunar de 2021
26 de maio é a data marcada para um novo espetáculo no céu. Eclipse lunar deve acontecer junto com a Superlua Flores. Atenção para o horário e condições do tempo que influenciarão a visibilidade do evento.
![eclipse lunar eclipse lunar](https://services.meteored.com/img/article/superlua-flores-sera-encoberta-pelo-primeiro-eclipse-lunar-de-2021-337451-1_1024.jpg)
O primeiro eclipse lunar já tem data definida para enfeitar o céu e abrilhantar os olhos dos apaixonados pelo fenômeno. Aliás, no dia 26 de maio de 2021 o espetáculo deve ser ainda mais especial, pois acontecerá junto com a segunda superlua do ano.
Diferente da primeira Superlua Rosa que foi acompanhada por uma chuva de meteoros no final de abril, esta superlua de maio tradicionalmente recebe o nome de Lua das Flores devido ao típico clima quente que surge na primavera dos nativos americanos, época em que as flores desabrocham.
Vale lembrar que uma superlua ocorre quando a Lua cheia está próxima ao perigeu, ponto orbital mais próximo da Terra. Uma superlua parece até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal, sendo apenas uma ilusão de ótica.
![superlua superlua](https://services.meteored.com/img/article/superlua-flores-sera-encoberta-pelo-primeiro-eclipse-lunar-de-2021-337451-2_1024.jpg)
Já o eclipse lunar é definido como o encobrimento da Lua pela sombra da Terra durante um curto período de tempo. Tal fenômeno só ocorre na fase de Lua cheia, pois é quando ela está totalmente alinhada com a Terra em relação ao Sol, o que é raro de acontecer por conta da inclinação de 5° da Lua em relação à órbita da Terra ao redor do Sol visto que a Lua quase sempre está acima ou abaixo da sombra terrestre.
Observação dos fenômenos
No Brasil, o eclipse da superlua poderá ser visto apenas em parte, isso porque deve acontecer já no amanhecer, o que vai dificultar a observação do fenômeno. Astrônomos definiram que o eclipse deve começar às 05h48min seguindo o horário de Brasília.
A fase inicial que é a entrada da Lua na penumbra é visualmente imperceptível, pois o reflexo disto é uma pequena diminuição da intensidade do brilho lunar. A entrada da sombra terrestre deve ocorrer de fato por volta das 06h45min, ou seja, o dia já vai ter clareado.
![eclipse lunar eclipse lunar](https://services.meteored.com/img/article/superlua-flores-sera-encoberta-pelo-primeiro-eclipse-lunar-de-2021-337451-3_1024.jpg)
A pequena duração deste eclipse lunar chama a atenção dos estudiosos do assunto, pois ao que tudo indica, o fenômeno deve durar apenas 15 minutos. Para se ter ideia, alguns eclipses mais longos podem durar quase duas horas, isto aconteceu em 06 de julho de 1982.
Condições do tempo
Como já era de se esperar o eclipse será visualizado de formas diferentes a depender da região do Brasil considerando sua tamanha extensão, ou até mesmo não será observado dependendo das condições do tempo.
Condições ideais de visualização de um eclipse lunar requerem céu limpo, sem nuvens, sem chuva. A previsão para a madrugada de terça (25) para o amanhecer de quarta (26) é de tempo firme em parte do Brasil a começar pelo centro-sul. Apesar disso, a presença de nebulosidade pode atrapalhar a observação do fenômeno na maior parte dos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais, leste da Bahia, assim como partes de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e norte do Maranhão.
![eclipse lunar eclipse lunar](https://services.meteored.com/img/article/superlua-flores-sera-encoberta-pelo-primeiro-eclipse-lunar-de-2021-337451-4_1024.jpg)
Há previsão de chuva no momento do eclipse especialmente em áreas da região Norte, é o caso da metade norte do Amazonas, norte do Pará, Roraima e Amapá.
Enquanto isso, as condições do tempo podem ser favoráveis a visualização do eclipse da superlua entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, no oeste e norte mineiro, no interior baiano, em Tocantins, sul maranhense, no Piauí, Ceará, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.
Próximos fenômenos
Vale lembrar que o ano de 2021 será marcado por mais fenômenos de superlua, chuva de meteoros e eclipses. Acompanhe a programação dos que ainda virão:
Superluas em 2021:
24/06 Superlua Morango
Eclipses em 2021:
10/06 Eclipse anular do sol
19/11 Eclipse lunar parcial
04/12 Eclipse solar total
Chuvas de meteoros em 2021:
28/07 Aquarídeos delta
12/08 Perseidas
07/10 Draconídeos
21/10 Orionidas
04/11 Taurídeos do Sul
17/11 Leônidas
13/12 Geminidas
21/12 Ursidas