Sustentabilidade: 88% dos brasileiros adota, ao menos, cinco medidas de conservação do meio ambiente
Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria mostrou que mais da metade da população brasileira adota com frequência pelo menos 5 hábitos sustentáveis em prol do meio ambiente.
A importância da sustentabilidade para os consumidores brasileiros tem aumentado. Basicamente, é isso o que mostra a pesquisa 'Sustentabilidade & Opinião Pública' feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no dia 3 de outubro.
A pesquisa mostrou que os brasileiros estão praticando com frequência hábitos sustentáveis, como evitar jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água, de comida e de energia, entre outros. Outro destaque da pesquisa foi o aumento do consumo de produtos sustentáveis. Acompanhe mais informações conosco.
Um Brasil mais consciente
De acordo com a pesquisa da CNI, cerca de 88% dos brasileiros adotam pelo menos 5 práticas sustentáveis, e com frequência (sempre ou na maioria das vezes). Dentre essas práticas, as mais adotadas são: evitar jogar lixo nas ruas (92% dos entrevistados), evitar o desperdício de água (91%), evitar o desperdício de comida (90%), evitar o desperdício de energia elétrica (88%) e reduzir a produção de lixo (77%), entre outras.
Além disso, outro ponto de destaque da pesquisa é que a população brasileira está mais disposta a consumir produtos que não comprometem o meio ambiente, mesmo que sejam mais caros. O percentual de pessoas que não consumiam esse tipo de produto diminuiu de 28% para em 2022 para 24% em 2024. Ou seja, menos pessoas estão consumindo produtos que não são “amigos” do meio ambiente.
Ainda, aumentou o número dos entrevistados que afirmam ser mais fácil encontrar produtos ambientalmente mais sustentáveis: passou de 26% em 2022 para 31% em 2024.
O reuso da água e de embalagens, bem como a separação de lixo para reciclagem, foram outras práticas que os entrevistados disseram adotar. Juntas, elas contam com mais de 62% dos entrevistados, que as adotam sempre ou com muita frequência. Os principais itens separados são: plástico em geral e garrafas PET (55%), alumínio (44%) e papel, papelão e jornal (36%).
Outros números da pesquisa:
- 4% dos entrevistados realizam todas as 13 ações de conservação ambiental listadas;
- 19% dos entrevistados adotam de 11 a 12 ações;
- 33% adotam de 9 a 10 ações;
- 23% adotam de 7 a 8 ações;
- 13% de 5 a 6 ações;
- 6% de 3 a 4 ações;
- 2% de 1 a 2 ações;
- 1% dos entrevistados disse que não adota nenhuma das práticas;
“A preocupação dos brasileiros com hábitos mais sustentáveis vem sendo acompanhada por uma maior oferta de produtos por parte da indústria. As empresas perceberam, há anos, que a combinação entre inovação e sustentabilidade tem um papel essencial na descarbonização da produção. E que também é uma estratégia eficiente para atender a crescente demanda por bens e serviços de baixo impacto ambiental”, comentou Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da CNI.
Metodologia da pesquisa da CNI
A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas com idades a partir de 16 anos, em todas as unidades da Federação. O levantamento foi realizado pela Nexus, empresa de pesquisa e inteligência de dados da FSB Holding, entre os dias 18 e 24 de setembro de 2024.
A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais (pp), com intervalo de confiança de 95% e a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%, devido ao arredondamento.
Referências da notícia:
Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Sustentabilidade & Opinião Pública - Setembro/2024”. 2024.
Portal da Indústria. “88% dos brasileiros adotam mais de 5 práticas sustentáveis, diz pesquisa da CNI”. 2024.