Tempestade Francis atinge o Reino Unido e Irlanda
Um intenso ciclone extratropical fora de época, chamado de Tempestade Francis, estará passando pela Irlanda e Reino Unido entre hoje e amanhã, com ventos fortes e chuvas volumosas. Francis atinge a região uma semana após a passagem da Tempestade Ellen.
![Tempestade Francis Tempestade Francis](https://services.meteored.com/img/article/tempestade-francis-atinge-o-reino-unido-e-irlanda-273831-1_1024.jpg)
Um intenso ciclone extratropical, uma profunda área de baixa pressão, cruzará o Reino Unido entre hoje e amanhã, ocasionando rajadas de vento de 80 a 100 km/h em diversas regiões, além de chuvas intensas. Este sistema, devido a sua intensidade, foi nomeado como Tempestade Francis, pelo Met Office, do Reino Unido.
As previsões indicam que Francis deverá atingir o oeste do Reino Unido e a Irlanda nessa terça-feira, com chuvas intensas e ventos fortes. As rajadas de vento devem atingir 80 a 96 km/h em diversas regiões, podendo passar dos 100 km/h em áreas costeiras e montanhosas. Esperam-se acumulados totais de chuva da ordem de 20 a 40 mm, com regiões no norte da Irlanda e sudoeste da Escócia podendo acumular de 60 a 80 mm.
#StormFrancis has been named
— Met Office (@metoffice) August 24, 2020
A deep area of low pressure will bring heavy rain and the risk of severe gales in places during Tuesday and Wednesday
Warnings have been issued, more information here https://t.co/vdbKXpnseG
stay #WeatherAware pic.twitter.com/UZk11JB7s8
A Met Office emitiu alertas meteorológicos de ventos e chuva que ficarão em vigor até amanhã, quando a tempestade já estará mais deslocada para leste e não afetará mais a região. A população foi orientada a evitar sair de casa e tomar cuidado extra nas estradas devido as prováveis inundações e os ventos fortes, que poderão derrubar árvores e postes, causando uma série de prejuízos.
Além da precipitação volumosa e ventos intensos, com a passagem de Francis as temperaturas poderão ficar ligeiramente abaixo da média para esta época do ano, com potencial de geada durante a noite. Um refresco nesse verão que tem sido quente na Europa.
The bright colours on our radar indicate heavy #rain in association with #StormFrancis
— Met Office (@metoffice) August 25, 2020
Stay #WeatherAware ️ pic.twitter.com/UEEUvNYvLB
Esse tipo de sistema extratropical intenso não é esperado nessa época do ano, normalmente eles ocorrem durante o inverno do Hemisfério Norte, levando muita chuva, ventos e massas de ar frio para essa região da Europa. O mais surpreendente é que Francis atingirá o Reino Unido apenas uma semana após a passagem de outro sistema fora de época, a Tempestade Ellen. Um sistema extratropical semelhante a Francis que varreu o Reino Unido entre terça (18) e quinta-feira (20) da semana passada.
Ellen também atingiu o Reino Unido com ventos equivalentes aos de um furacão e chuvas fortes, causando danos consideráveis no sul e oeste, além de deixar quase 200 mil casas sem energia. Ellen causou dois vítimas fatais durante sua passagem, uma jovem de 15 anos que morreu após cair num rio e um turista de 50 anos que morreu no mar.
Weavers Point, Church Bay in Crosshaven this evening at 9.30pm. #StormEllen pic.twitter.com/3a4bjiBWaT
— Cork Safety Alerts (@CorkSafetyAlert) August 19, 2020
Antes da chegada de Ellen o Reino Unido enfrentava uma onda de calor intensa que fez com que os termômetros chegassem aos 36°C. As tempestades Ellen e, agora, Francis, trouxeram condições invernais a este mês de agosto considerado extremo.
Meteorologistas da Met Office alertaram que o Reino Unido está enfrentando um período de chuvas e ventos fortes incomuns com as passagens de Ellen e Francis. Desde 2015, quando a Met Office começou a nomear as tempestades, nunca havia sido nomeada uma tempestade em agosto, e agora nesse ano isso ocorreu duas vezes em apenas uma semana.