Tempestade Tropical Alberto: a primeira da temporada de furacões de 2024 se forma no Golfo do México

Finalmente a temporada de furacões de 2024 se iniciou com a formação da Tempestade Tropical Alberto! A tempestade, formada sobre o Golfo do México, impactará nas próximas horas partes do México e o estado norte americano do Texas.

Tempestade Tropical Alberto
Imagem de satélite desta quarta, 19 de junho, mostra a grande Tempestade Tropical Alberto sobre o Golfo do México. Imagens: Met Office Storms.

Agora sim podemos dizer que a temporada de furacões do Atlântico Norte de 2024 finalmente começou, com a formação de sua primeira tempestade tropical nomeada, a Tempestade Tropical Alberto!

A Tempestade Alberto se formou oficialmente nesta quarta-feira (19) sobre a porção oeste do Golfo do México. Agora a tempestade se encontra próxima a costa leste do México, cerca de 400 km ao sul do estado norte-americano do Texas e está se movendo para oeste numa velocidade de 14 km/h, com ventos sustentados de 65 km/h. As previsões indicam que Alberto chegará à costa nordeste do México entre a noite desta quarta e manhã de quinta-feira (20).

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a Tempestade Alberto é um sistema convectivo muito grande e massivo, podendo causar chuvas volumosas, tempestades, inundações e ventania forte a quilômetros de distância de seu centro.

A Tempestade Tropical Alberto poderá provocar acumulados de chuva de até 300 mm no estado americano do Texas e 500 mm em partes do México até sexta-feira (21)!

No México, o NHC alerta que as chuvas associadas à tempestade Alberto têm potencial de causar inundações repentinas em diversas cidades, além de provocar inundações e perigosos deslizamentos de terra em áreas mais altas, incluindo as regiões das cidades de Monterrey e Ciudad Victoria, que poderão receber até 500 mm de chuva até sexta (21).

Além do México, o sul dos Estados Unidos também está na área de impacto da Tempestade Alberto, o que fez com que o NHC emitisse o primeiro alerta de tempestade tropical do ano para o território dos Estados Unidos. O alerta cobre principalmente o sul e sudoeste do estado do Texas, onde são esperados grandes volumes de chuva durante a quinta-feira, além da possibilidade de ocorrência de tornados e ressaca ao longo da costa. Inclusive, algumas cidades na costa do Texas já estão registrando inundações devido ao mar agitado que avança pelas cidades, em consequência da proximidade de Alberto.

Início tardio da temporada de furacões de 2024

A formação da Tempestade Tropical Alberto neste dia 19 de junho marca um início de temporada de furacões excepcionalmente tardio, já que a temporada oficialmente começa no dia 1° de junho e inclusive em anos anteriores as primeiras tempestades se formavam antes disso, muitas vezes em meados de maio.

De acordo com os registros do NHC, desde 2014 não havia um início tão tardio da temporada de furacões no Atlântico Norte. Em 2014, a primeira tempestade tropical do ano, chamada Arthur, se formou no dia 30 de junho.

De qualquer forma, a agência norte-americana NOAA e outras instituições que preveem e monitoram a atividade de tempestades tropicais e furacões no Atlântico Norte ainda esperam que a temporada de 2024 seja mais ativa que o normal, registrando um número de tempestades acima da média, devido principalmente às águas anomalamente quentes no Atlântico Norte e a possível La Niña que poderá se desenvolver durante o pico da temporada, entre Julho e Setembro.