Tempestade Tropical Grace atinge o Haiti após forte terremoto
O Haiti vive uma tragédia após o terremoto que abalou o país no último sábado, agora a situação ainda ficará pior devido a chegada de uma tempestade tropical. A tempestade tropical Grace já provocou grandes acumulados de chuva no país.
Poucos dias após ser duramente atingido por um terremoto de magnitude 7.2, que deixou mais de 1 400 mortos, mais de 6 900 pessoas feridas e milhares de casas destruídas, o Haiti agora sofre com os impactos da chegada da Tempestade Tropical Grace.
Grace evoluiu de depressão tropical para a categoria de tempestade tropical (quando recebeu seu nome) em menos de 24 horas nesse final de semana. Nesta segunda-feira (16) Grace já estava atingindo o sul da ilha de Hispaniola, onde está situada a República Dominicana (a leste) e o Haiti (a oeste).
Apesar de ter enfraquecido e retornado ao status de depressão tropical ao atingir a ilha de Hispaniola, Grace provocou chuvas torrenciais em partes da República Dominicana e Haiti na noite de segunda, com potencial para induzir enchentes e deslizamentos de terra. No início desta terça acumulados entre 75 e 125 mm já haviam sido registrados em áreas do sul do Haiti.
As chuvas pioraram muito a situação das dezenas de milhares de pessoas prejudicadas pelo terremoto, além de dificultar a chegada de ajuda humanitária aos locais atingidos e o resgate de sobreviventes. Na noite de ontem a agência de proteção civil do Haiti disse no Twitter que as chuvas fortes prejudicaram a situação dos desalojados e pediu para aqueles que não tiveram suas casas afetadas abrigar as pessoas desamparadas. Algumas famílias foram forçadas a montar tendas improvisadas para se abrigar.
O estado de alerta de tempestade tropical permanece no Haiti nesta terça (17), já que apesar de estar se afastando do país, a tempestade continuará gerando chuvas e ventos de até 100 km/h. O alerta também vale para partes de Cuba, Jamaica e Ilhas Cayman, que serão os próximos a serem impactados.
No início desta terça, Grace se intensificou e voltou à categoria de tempestade tropical. Agora a tempestade está a cerca de 265 km a leste de Montego Bay, Jamaica, viajando para oeste, com ventos sustentados de 65 km/h e rajadas acima de 85 km/h.
Após passar pelas ilhas caribenhas, Grace poderá encontrar condições favoráveis a sua intensificação sobre o oceano aberto (águas quentes e baixo cisalhamento do vento), podendo evoluir para a categoria de furacão antes de atingir a Península de Yucatán, no México, na quinta-feira (19).
O Atlântico Norte despertou!
Após um período de calmaria desde a formação do furacão Elsa nos primeiros dias de julho, a temporada de ciclone tropical voltou à ativa neste mês de agosto, conforme nos aproximamos do pico de atividade da temporada que ocorre em meados de setembro.
A antiga tempestade tropical Fred, agora classificada como depressão tropical, provocou chuvas fortes e inundações ao atravessar o sudeste dos Estados Unidos, além de provocar uma série de tornados nos estados da Flórida e Geórgia.
Além de Grace e Fred, nesta segunda a Tempestade Tropical Henri se desenvolveu no Atlântico Norte, a cerca de 200 km ao sul das Bermudas. Henri é a oitava tempestade tropical nomeada dessa temporada e não deve impactar diretamente as Bermudas, apenas contornando as ilhas sobre o mar aberto, porém deve afetar as condições do tempo locais.