Tempestades severas atingiram São Paulo capital no último domingo, causando alagamentos e transtornos
Chuvas fortes atingiram São Paulo neste domingo (23), causando alagamentos em diversas regiões, interrupção de linhas de ônibus e trens, quedas de árvores e cortes na energia elétrica. Apesar dos transtornos, não houve relatos de vítimas.

Na tarde deste domingo (23), a cidade de São Paulo foi impactada por fortes chuvas que resultaram em diversos transtornos. Às 14h50, a Defesa Civil emitiu um alerta severo sobre a possibilidade de tempestades nas regiões Central, Sul e Oeste da capital.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas provocadas por áreas de instabilidade atingiram com maior intensidade bairros como Butantã e Pinheiros, na Zona Oeste, além de Campo Limpo e Capão Redondo, na Zona Sul.
Temporais causam alagamentos em São Paulo capital
Os temporais rapidamente causaram alagamentos em diversos pontos da cidade, impactando a mobilidade urbana. Avenidas importantes, como a Zaki Narchi e a Professor Francisco Morato tiveram trechos que se tornaram intransitáveis devido a alagamentos. No Centro, a Praça da Bandeira também foi tomada pelas águas.

Esses bloqueios afetaram o transporte público, forçando desvios no trajeto de ônibus municipais e intermunicipais. Além disso, a Rodovia Régis Bittencourt, no km 286, em Itapecerica da Serra, ficou interditada devido ao alagamento, obrigando a concessionária a desviar o tráfego.
O sistema ferroviário também sofreu impactos. A Linha 7-Rubi da CPTM teve a circulação de trens interrompida entre as estações Francisco Morato e Campo Limpo Paulista devido ao alagamento dos trilhos. A empresa acionou ônibus emergenciais para atender os passageiros entre as estações Botujuru e Jundiaí.
Entre 14h50 e 18h40, todas as regiões da capital paulista estiveram em estado de atenção para alagamentos, com Butantã registrando o maior volume de chuva (46 mm), seguido por Sé (37,5 mm), Perus (37,2 mm), Pinheiros (36 mm) e Campo Limpo (34,2 mm), de acordo com informações do CGE.

O Corpo de Bombeiros atendeu a dez chamados de queda de árvores na capital e na região metropolitana, além de sete ocorrências de enchente em bairros como Alto de Pinheiros, Morumbi, Jardim Ângela e Capão Redondo. Felizmente, não houve registro de vítimas.
Além disso, a Enel relatou que cerca de 45,2 mil clientes (0,8% do total) ficaram sem fornecimento de energia. Equipes da concessionária seguem trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia aos afetados.
Boa parte do estado de São Paulo segue com avisos de perigo vigentes, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h podem se formar no estado. Há risco de novos cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos, além de descargas elétricas (raios).