Tempestades tropicais podem afetar o fim das Olimpíadas de Tóquio
Três tempestades tropicais e uma depressão tropical estão no oceano Pacífico, próximas do Japão. A que merece atenção, pois pode causar temporais em Tóquio (sede das olimpíadas), é a tempestade tropical Mirinae. A tempestade tropical Lupit é preocupação para Taiwan.
Entre os sistemas tropicais, nenhum deles é particularmente forte e espera-se que permaneçam com a intensidade das tempestades tropicais, mas Mirinae, pode atrapalhar o final de semana das Olimpíadas.
O tufão Mirinae, localizado ao sul do Japão, deve se aproximar da área leste do país entre a noite de 7 de agosto e a manhã do dia 8. Apesar de não ser esperado que Mirinae atinja Tóquio diretamente, o sistema deve causar temporais entre o sul e centro do Japão, sobre Mie, Nara, Wakayama e Miyazaki.
Já a tempestade tropical Lupit , agora já não é mais grande preocupação. Segundo a previsão da Agência Meteorológica do Japão, este sistema deve avançar sobre Taiwan hoje, sábado, 7 de agosto, e no próximo domingo, dia 8, e enfraquecer sendo rebaixado para uma depressão tropical. Antes disso, porém, Lupit deverá causar temporais e chuvas intensas sobre o sudoeste da China e o norte de Taiwan.
Atividade tropical
Nos próximos dias, a atividade tropical deve diminuir no oeste do Pacífico e aumentar no lado leste e no Atlântico tropical. No geral, isso significa, menos tempestades para o leste da Ásia e Oceania e mais tempestades para as Américas. Esse aumento da atividade tropical no leste do Pacífico e no Atlântico se deve a chegada da perturbação cíclica conhecida como “Oscilação Madden Julian” (OMJ).
A OMJ é uma perturbação em forma de onda na região tropical do planeta. Esse sistema se desloca de oeste para leste na área equatorial dando a volta em todo o planeta. A OMJ leva de 30 a 60 dias para completar seu ciclo e, a medida que se desloca, pode favorecer ou não o desenvolvimento de tempestades dependendo do posicionamento. Na frente e atrás da OMJ, as chuvas são desfavorecidas, enquanto no centro do sistema a atividade tropical aumenta.
Atualmente, a OMJ está localizada no leste do Pacífico tropical e deve atuar próximo das Américas até meados do mês de agosto, quando novamente irá em direção ao oceano Índico e, posteriormente, ao oeste do Pacífico.
Já havia duas formações de ciclones tropicais no Pacífico Oriental recentemente, a tempestade tropical Hilda e Jimena, movendo-se para oeste em direção ao Pacífico central neste fim de semana. Ambos se formaram sob a onda OMJ profunda que estava centrada logo acima da Bacia do Pacífico Oriental desde o início de agosto. É provável que outro ciclone tropical se desenvolva no Pacífico Oriental na próxima semana.