Terremoto de magnitude 7,4 atinge o norte do Chile e tremor foi sentido em alguns bairros de São Paulo

Terremoto de 7,4 de magnitude atingiu o norte do Chile nesta última quinta-feira (18). Moradores de São Paulo e Minas Gerais relataram ter sentido o tremor!

Terremoto
Terremoto de 7,4 atinge norte do Chile e moradores de São Paulo e Minas Gerais relataram ter sentido os tremores. Foto: CESM.

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o norte do Chile nesta última quinta-feira (18). O epicentro do evento foi a 265 quilômetros da cidade costeira Antofagasta e a uma profundidade de 128 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O terremoto provocou queda de energia e bloqueio de várias estradas.

O tremor foi sentido a 20 quilômetros ao sul de San Pedro de Atacama. O sismo ocorreu por volta das 22h50 (horário de Brasília), a distância do epicentro para a capital Santiago é de aproximadamente 1.200 km. Um homem de 59 anos teve um mal súbito enquanto ajudava a sua família a evacuar sua casa durante o terremoto

O Serviço Nacional de Prevenção e Respostas a Desastres do Chile (SENAPRED) emitiu um comunicado afirmando que estava verificando “possíveis danos a pessoas” assim como alterações nos serviços básicos ou na infraestrutura como resultado do terremoto.

Vinte minutos após o tremor inicial, tanto o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis dos EUA quanto a Agência de Gerenciamento de Emergências do Havaí disseram que um tsunami destrutivo em todo o Pacífico não era esperado.

O país fica perto da divisa entre a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana, que favorece a atividade sísmica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico. Em 22 de maio de 1960, um terremoto de magnitude 9,5 ocorreu na costa do país e criou um tsunami que atravessou o Pacífico. O terremoto continua sendo o maior evento sísmico já registrado por instrumentos em todo o mundo.

Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a região central do Chile, resultando na morte de mais de 500 pessoas e causando bilhões de dólares em danos.

Moradores de São Paulo e Minas Gerais relatam ter sentido tremores

O terremoto no norte do Chile provocou diversos tremores secundários em outras 5 cidades do país, como Tarapacá, Coquimbo, Parinacota, Arica e Atacama.

A cidade de São Paulo e algumas áreas do estado de Minas Gerais também sentiram o impacto.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo afirmou que registrou leves tremores em diferentes regiões da capital paulista na noite desta quinta-feira (18), a 2,2 mil quilômetros de distância, mas o risco de dano é muito baixo.

As propagações de ondas provenientes dos terremotos se espalham em todas as direções e eventos com magnitudes elevadas, como este de 7.4, liberam uma grande quantidade de energia. Por isso alguns tremores puderam ser sentidos no estado de São Paulo e parte de Minas Gerais.

Perdizes, Pinheiros, Vila Madalena, Santana e Tatuapé foram alguns dos bairros da capital São Paulo que sentiram os tremores. Na região metropolitana, o abalo foi sentido por moradores de Osasco e Guarulhos. Em Minas Gerais, moradores dos bairros Santa Mônica, Tibery e Segismundo Pereira também relataram tremores na noite de quinta-feira (18) em Uberlândia.

O Brasil está localizado na parte central da placa tectônica Sul-Americana, e por isso a ocorrência de tremores de grande magnitude é rara, diferente do Chile, que está localizado na área de convergência entre duas placas tectônicas.