Terror e milagre em colapso em centro turístico na Colômbia
Angústia e confusão entre visitantes devido ao desabamento de parte de um ponto turístico na Colômbia, deixando 15 feridos. Por milagre, não foi uma tragédia maior.
Momentos de pânico foram vividos na última quinta-feira, poucos minutos depois do meio-dia. Visitantes desavisados na rocha Peñol de Guatapé, Colômbia, caíram ao ocorrer um deslizamento de terra na parte alta daquele ponto característico da região, que atingiu também várias pessoas que caminhavam por aquele monólito natural.
A Piedra del Peñol ou El Peñol de Guatapé, como é conhecida, é uma formação rochosa conhecida como monólito, uma grande rocha de peça única considerada monumental. Este grande bloco de rocha apresenta uma formação bastante homogênea, geralmente rochas ígneas (formadas quando o magma esfria e solidifica) ou rochas metamórficas (aquelas resultantes da transformação de rochas já existentes).
A diferença entre um monólito e uma montanha é que o primeiro é constituído por um único tipo de rocha, enquanto o segundo é constituído por um conjunto de formações rochosas.
Esta rocha de 220 m de altura abriga em seu cume um mirante que pode ser acessado após subir os 715 degraus que permitem o acesso aos turistas, para observar as belezas naturais da paisagem que circunda o Peñol.
O deslizamento
As câmeras de segurança captaram às 12h05, o exato momento em que uma grande quantidade de terra e restos vegetais caem sobre os caminhantes desavisados deste centro turístico, que recebe cerca de 1.500 visitantes diariamente.
Segundo as autoridades, 15 pessoas ficaram feridas. Seis pessoas com alguns inchaços e hematomas foram tratadas no local, enquanto as nove restante foram encaminhadas para hospitais próximos, uma vez que os seus inchaços e ferimentos precisavam de mais cuidados. Felizmente, e apesar das terríveis imagens, nenhum dos feridos sofreu ferimentos graves, já que o material não era rochoso.
Após o acidente, as autoridades decidiram encerrar o funcionamento deste atrativo turístico até que haja certeza de que a pedra é totalmente segura e não representa riscos para os visitantes.
Por que parte do Peñol desabou?
Após os primeiros momentos de medo e confusão, as autoridades procederam à evacuação dos visitantes para iniciar as tarefas de investigação.
Um dos primeiros socorristas a chegar declarou: “Ali você pode ver que é pura terra preta e material vegetal, nenhuma parte era pedra ou escombros, apenas terra, aparentemente devido à saturação de água. Já estão investigando as causas deste movimento de massa”.
As autoridades de Gestão de Riscos de Antioquia chegaram ao local junto com uma comissão de geólogos, engenheiros e especialistas para determinar o estado da rocha e as causas do ocorrido.
Segundo os primeiros relatos, as fortes chuvas registradas na região atuaram sobre uma fissura do monólito, fazendo cair o material mole que estava assentado em parte dele.
O departamento colombiano de Antioquia tem a maior parte de seu território na Cordilheira dos Andes, onde predominam as montanhas, e é altamente suscetível a deslizamentos de terra.