Tragédia no Peru: vídeo captura o momento exato em que um raio cai durante uma partida de futebol e derruba um jogador
No último domingo (3), uma partida de futebol regional entre Juventud Bellavista e Familia Chocca, no Peru, teve que ser suspensa devido a uma tempestade. Um raio caiu de surpresa, derrubando vários jogadores ao chão.
A seleção peruana de futebol viveu um dia marcado pela tragédia no último domingo (3), quando um raio caiu de forma devastadora durante uma partida regional, causando a morte do zagueiro José Hugo de la Cruz Meza e deixando vários outros jogadores de futebol feridos.
O fato ocorreu durante a partida entre Juventud Bellavista e Familia Chocca, em um torneio de seleções de imigrantes no Peru, no Estádio Coto Coto, em Chilca, Huancayo.
O jogo transcorreu em condições tempestuosas, enquanto o time da casa vencia por 2 a 0. Mas a certo momento, por volta das 16h, horário local, o jogo foi suspenso devido às condições climáticas adversas. Foi aí então que, enquanto os jogadores saíam do campo, ocorreu a inesperada descarga elétrica.
O raio causou a morte instantânea de De la Cruz Meza; além disso, o goleiro Juan Choca e outros jogadores de futebol ficaram feridos e foram imediatamente transferidos para o Hospital Carrión, em Huancayo, com queimaduras graves. Erick Estiven Ccente Cuyllor, Josep Gustavo e Cristian César Pituy Cahuana foram outros que receberam atendimento médico imediato e, embora continuem sob observação, estão estáveis e fora de perigo, informou a mídia Olé.
A rápida resposta dos serviços de emergência permitiu que os feridos fossem atendidos rapidamente, embora o prognóstico de Choca permaneça reservado devido à gravidade dos ferimentos. Sabe-se até agora que as demais pessoas afetadas permanecem em observação, aguardando uma evolução favorável do seu estado de saúde, indicou o site Infobae.
A necessidade de protocolos mais rígidos de prevenção de raios
O vídeo capturado por um espectador mostra o terrível momento em que o raio atingiu a grama. Ele tem sido amplamente divulgado nas redes sociais, em que se observa uma nuvem de fumaça e poeira no canto superior direito ao atingir dois jogadores que caminhavam, enquanto os demais mais distantes também acabam desabando no chão.
A Federação Peruana de Futebol e outras organizações desportivas expressaram as suas condolências às famílias afetadas, comprometendo-se a rever e melhorar as medidas de segurança nos estádios.
Por outro lado, a comunidade de Chicha e o departamento de Huancayo estão chocados. José Hugo de la Cruz Meza, torcedor de futebol e querido em sua cidade, deixou uma marca inesquecível em quem o conheceu. Seus restos mortais já foram transferidos para o necrotério para os procedimentos pertinentes, informou o Infobae.