Tremor de magnitude 3.7 é sentido na Bahia e câmeras registram o momento
Terremoto no Brasil? Isso mesmo! Moradores do interior da Bahia sentiram a terra tremer na última segunda (27) e câmeras de segurança registraram o momento exato do abalo sísmico. Confira abaixo!
Recentemente, a Turquia foi atingida por um novo terremoto, no final de fevereiro, de grande magnitude enquanto se recuperava do tremor do início do mês. Dessa vez, moradores de diferentes regiões da Bahia também sentiram a terra tremer.
Estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN registraram um tremor, na tarde do último domingo (26), no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Outro tremor de terra foi registrado no município de Jaborandi, na região oeste da Bahia, na noite de segunda-feira (27). O abalo também foi sentido nas cidades vizinhas de São Félix do Coribe e Santa Maria da Vitória.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira, este último tremor no interior do estado, em Jaborandi, foi de magnitude 3.7 mR, registrado por volta de 19h. Segundo os moradores do município, o abalo fez tremer portas e janelas, mas sem danos e sem registro de mortos ou feridos.
Diversos municípios da Bahia vem registrando abalos sísmicos desde a última sexta (24). No município de Curaçá, no norte da Bahia, o tremor foi de 1.6 mR. Em Jacobina, na porção norte do estado, foi observado o maior tremor dos últimos dias com 2.5mR de magnitude também na sexta. Somente este ano, foram quatro ocorrências de tremores de terra no município de Jacobina.
Outros municípios como Curaçá e Araci, também registraram tremores de terra de baixa magnitude. Desde a quarta (22), vem ocorrendo diversos abalos em cidades da Bahia, nenhum dos tremores causou danos graves.
Além disso, em meados de fevereiro (16), foi registrado abalos sísmicos no município de Rubim, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O tremor atingiu a magnitude de 3.4 mR e o moradores do município, com 10.321 habitantes, sentiram o abalo por volta das 9h da manhã. Segundo dados do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGC-USP), outras quatro cidades do Brasil, sendo três no Nordeste, tiveram eventos semelhantes no mês de fevereiro deste ano.
Eventos de abalos sísmicos no Brasil
Embora o Brasil esteja em uma situação privilegiada, geologicamente, isso não impede que diariamente aconteçam tremores no país, principalmente na região Nordeste.
Por exemplo, em janeiro deste ano, um tremor de terra na região do município de Araripina, no estado de Pernambuco, atingiu a magnitude de 2 mR. Apesar do abalo sísmico, a população local não sentiu o tremor.
Em agosto de 2020, o caso mais relevante aconteceu no Vale do Jiquiriçá, no estado da Bahia. O terremoto de 4.6 mR atingiu o município, e mesmo que tenha causado preocupação dos moradores, ninguém ficou ferido.
O maior terremoto já registrado na história do Brasil, ocorreu em janeiro de 1955 no Mato Grosso, na Serra do Trombador. O terremoto atingiu a magnitude de 6.6 graus na escala Richter e ocorreu em uma região muito pouco habitada, o que não provocou mortes nem danos materiais.
Nos últimos 10 anos, o Brasil tem um sistema de monitoramento que atua de ponta a ponta do Brasil. O Laboratório de Sismologia (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza um monitoramento diário de todos os tremores de terra no país.