Tufão Khanun, em uma trajetória surpreendente, atinge o sul do Japão pela segunda vez!
O ciclone tropical Khanun já atingiu as ilhas do sul do Japão nesta semana como um tufão de categoria 4, causando muitos transtornos e prejuízos. E agora, de uma forma completamente inesperada e incomum, retorna a essas mesmas ilhas como uma tempestade tropical!
Um poderoso ciclone tropical, chamado Khanun, atingiu as ilhas japonesas das províncias de Okinawa e Kagoshima entre quarta (2) e quinta-feira (3), com ventos de quase 200 km/h e chuvas torrenciais de mais de 200 mm, sendo responsável pela morte de 2 pessoas, deixando mais de 60 feridos, além de provocar um corte de energia para cerca de 200 mil residências.
Khanun se desenvolveu no final de semana passado a oeste de Guam, se fortalecendo gradativamente até se tornar um tufão durante sua trajetória para noroeste. O tufão chegou a intensidade de um furacão categoria 4, pouco antes de atingir as ilhas do sudoeste do Japão. Após sua passagem pelo Japão, Khanun continuou sua trajetória para noroeste sobre o Mar da China Oriental, em direção a costa da China, onde perdeu força, retornando à categoria de tempestade tropical.
Porém, Khanun não chegou a atingir a China e tomou uma mudança de rumo abrupta e inesperada. O sistema rapidamente se virou e tomou rumo para o leste entre quinta e sexta-feira (4), criando uma forma de “U” em sua trajetória. Dessa forma, as ilhas de Okinawa e Kagoshima voltaram a ser alvos da tempestade e tiveram que retomar seu estado de alerta!
Essa mudança de rumo pegou os meteorologistas de surpresa. Os especialistas esperavam essa mudança de trajetória para leste, porém não de forma tão abrupta e acentuada, retornando às ilhas do sudoeste do país. Um meteorologista da Agência Meteorológica do Japão disse à Reuters que "tufões de verão se movem de uma maneira muito complicada, mas mesmo assim, este é muito estranho. O fato de estar voltando do jeito que veio realmente não é comum."
Khanun poderá atingir Tóquio?
Neste sábado Khanun já alcançou, ainda como tempestade tropical, o arquipélago de Ryukyu do Japão, onde estão localizadas as províncias de Kagoshima e Okinawa, levando novamente muitas chuvas e ventos fortes para esta região, que ainda se recupera do primeiro impacto deste mesmo sistema.
Após passar por essas ilhas, espera-se que o sistema mude sua trajetória novamente, passando a se mover para norte, em direção ao sul da principal ilha do Japão, Honshu, à medida que o sistema volta a ganhar força e pode se tornar novamente um tufão de categoria 1.
Apesar da trajetória do tufão ainda ser incerta, espera-se que Khanun atinja no começo da próxima semana as ilhas de Kyushu, Shikoku e Honshu, esta última é a maior ilha do Japão, onde fica localizada a capital do país, Tóquio. Apesar das previsões indicarem que Khanun atravessará o sul da ilha de Honshu, a cidade de Tóquio, que fica localizada na porção central-norte da ilha, deve se preparar para alguns impactos dessa tempestade.
Kanhun passará entre as regiões de Nagasaki e Hiroshima na quarta-feira (9), provocando ventos fortes e grandes acumulados de chuva. Após sua travessia pelo sul do Japão, Khanun seguirá rumo às Coreias do Sul e Norte, porém ainda não é possível saber como o sistema afetará esses países.