Tufão Molave varre as Filipinas e atingirá o Vietnã
O Tufão Molave deixou um rastro de destruição após atravessar as Filipinas, forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas. Agora o tufão está ganhando força sobre o Mar da China e seguindo em direção ao Vietnã, país já muito castigado pelas chuvas.
Milhares de pessoas foram forçadas a fugir de suas casas nessa segunda-feira (26) após a chegada do Tufão Molave nas Filipinas, que inundou vilarejos inteiros, arrancou telhados, derrubou árvores e linhas de transmissão. Cerca de 25 mil moradores tiveram que ser deslocados, com 20 mil deles tendo que se abrigar em escolas ou prédios do governo em plena pandemia da COVID-19.
Uma depressão tropical se formou a oeste das Filipinas, sobre o Mar das Filipinas, na sexta-feira passada (23). Essa depressão tropical se fortaleceu e se organizou, formando o Tufão Molave (ou Tufão Quinta, como foi chamado nas Filipinas) nesse domingo (25), um pouco antes de atingir o país. Com isso, Molave se tornou o 17° tufão a atingir as Filipinas nesse ano!
Molave sustentou fortes ventos de 125 km/h, com rajadas de até 180 km/h e despejou chuvas torrenciais durante sua passagem pelas Filipinas, causando inundações, deslizamentos de terra e a destruição de várias estruturas. Até o momento, foram contabilizadas 3 mortes e pelo menos 13 pessoas estão desaparecidas, incluindo 12 pescadores que foram ao mar no final de semana mesmo com as restrições de navegação devido ao mar agitado. Outras 7 pessoas foram resgatadas após um iate naufragar próximo a província de Batangas.
Após atravessar as Filipinas, Molave está agora sobre o Mar da China, ainda mais organizado e intenso, chegando a categoria 3, se deslocando para leste em direção ao Vietnã. As previsões indicam que Molave deve atingir a região central do Vietnã nessa quarta-feira (28) com ventos de mais de 130 km/h e intensidade equivalente a uma furacão de categoria 2.
Acumulados de chuva da ordem de 100 a 200 mm são esperados em partes do país, com picos pontuais podendo chegara até 400 mm, o que provavelmente causará mais inundações e deslizamentos de terra num país já castigado pelas chuvas.
Aproximadamente 1.3 milhão de pessoas estão se preparando para serem evacuadas da região costeira no Vietnã. Molave será o 4º sistema tropical a atingir o país desde o dia 11 de outubro, nesse conturbado mês em que inundações e deslizamentos de terra já deixaram 130 mortos e 20 desaparecidos na região central do país.
O primeiro ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, disse em um alerta urgente que “este é um tufão muito forte que impactará uma grande área” e comparou Molave com o Tufão Damrey, que matou mais de 100 pessoas na região central do Vietnã em 2017.