Turbulência em voo entre Espanha e Uruguai deixa vários feridos e força pouso no Brasil
Um voo da companhia Air Europa entre Espanha e Uruguai passou por uma forte turbulência, o que deixou várias pessoas feridas, e foi necessário um pouso de emergência no Brasil. Veja mais informações.
Na madrugada desta segunda-feira, 1º de julho, um voo que partiu da Espanha para o Uruguai enfrentou uma forte turbulência no meio da viagem, deixando várias pessoas feridas. Veja maiores informações abaixo.
O que aconteceu durante o voo?
A aeronave Boeing 787-9 Dreamliner da companhia aérea Air Europa partiu de Madrid com destino a Montevidéu transportando 325 passageiros, e enfrentou uma forte turbulência próximo ao continente sul-americano, deixando pelo menos 30 pessoas feridas.
Foi necessário fazer um pouso de emergência no aeroporto mais próximo, o Aeroporto de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Segundo informações da Zurich Airport Brasil, que administra este aeroporto, a aeronave solicitou o pouso de emergência às 2:32h.
Foi prestado apoio médico para os passageiros, os quais foram encaminhados à Unidade de Saúde mais próxima da região para passarem por atendimento médico. O SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) metropolitano confirmou que atendeu pelo menos 30 passageiros, de diversas nacionalidades. Mais de dez deles foram levados para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.
Na imagem abaixo, capturada pelo portal Via Certa Natal, observa-se como ficou o interior do avião após a turbulência. Veja:
A companhia aérea informou que sete passageiros trataram lesões de graus variados, além de um “número indeterminado de pessoas com pequenas contusões”. Entre as lesões, alguns passageiros tiveram fraturas na cervical e ferimentos no rosto. Outros apresentaram dores no tórax.
No início da tarde desta segunda, os demais passageiros embarcaram em um ônibus para Recife, no estado de Pernambuco. De lá, eles partem em um novo voo para Montevidéu, o destino final do trajeto.
Veja no post abaixo mais imagens e vídeos de como ficou o interior do avião. As Imagens mostram que a aeronave ficou danificada e chapas se soltaram do teto.
Os passageiros disseram ainda que a Air Europa informou que aqueles que não se sentirem à vontade para viajar nesse novo voo serão alojados em hotéis.
Os perigos da turbulência aérea
Enfrentar turbulências em um voo de horas não é incomum, mas são raras as vezes em que elas resultam em ferimentos mais graves ou até em morte.
O avião é considerado uns dos meios de transporte mais seguros. E atualmente os níveis de informações que o sistema de controle e as aeronaves têm são tão avançados, que muitas turbulências podem ser previstas e, assim, ter suas áreas evitadas.
"Turbulência é algo absolutamente comum. Ar calmo não existe. Às vezes, a turbulência é tão leve que não chega a interferir, mas sempre vai haver", explica Miguel Angelo Rodeguero, diretor de segurança operacional da AOPA Brasil.
Em casos de turbulência leve e moderada, os passageiros podem sentir alguma pressão no cinto de segurança e itens soltos na cabine podem se movimentar. No entanto, em casos mais graves, ela pode fazer com que os passageiros sejam arremessados pela cabine, causando ferimentos.