Turismo noturno: conheça uma das principais tendências de turismo para 2025
Em 2025, os viajantes querem ir além das viagens ditas convencionais, e uma das principais tendências no turismo para esse público é o turismo noturno. Saiba mais do que se trata.
Segundo um levantamento feito pela plataforma Booking.com, com mais de 27 mil viajantes em 33 países entre os meses de julho e agosto de 2024, uma das principais tendências do setor turístico para 2025 é o chamado turismo noturno.
É uma nova forma de explorar o mundo, e que está ganhando destaque no cenário global. A prática abrange a contemplação noturna do cosmos tanto em cenários urbanos quanto rurais, ampliando as oportunidades de imersão na natureza. Veja abaixo mais informações sobre esse tipo de turismo e quais lugares no Brasil você pode aproveitar nesse sentido.
O que é o turismo noturno
O turismo noturno consiste em vivenciar experiências únicas que só a noite pode proporcionar, de conexão com a natureza, com o Universo e com a vida selvagem. E essa tendência vem crescendo devido ao desejo dos viajantes por experiências autênticas, sustentáveis e de autodescoberta.
Os turistas têm escolhido destinos com baixa poluição luminosa e locais afastados dos grandes centros urbanos para observar fenômenos astronômicos, como eclipses e chuvas de meteoros. Mas, isso não significa que não pode ser praticado também em áreas urbanas; as cidades estão adaptando atrações para a noite, como museus com horários estendidos, passeios guiados e mercados noturnos.
Segundo o levantamento, quase dois terços (64%) dos brasileiros entrevistados pensam em visitar destinos com céus mais escuros. E em relação às experiências noturnas, as mais desejadas são: contemplação de estrelas (79%), observação de constelações (62%), eventos cósmicos raros (61%) e guias astronômicos (60%).
Seja admirando a aurora boreal, explorando o comportamento da vida selvagem ou simplesmente contemplando um belo céu estrelado, essa tendência promete experiências incríveis.
Destinos brasileiros para o turismo noturno
O estado de Minas Gerais é uma escolha muito popular para observar as estrelas, já que tem várias localidades com baixa poluição luminosa e um clima agradável.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e o Parque ecológico Vila Velha, em Ponta Grossa, no Paraná, também se destacam, com paisagens deslumbrantes e um céu noturno perfeito para quem busca experiências astronômicas.
O Juma Amazon Lodge, um hotel no município de Autazes, no Amazonas, é outra opção. Localizado no meio da floresta Amazônica, em uma região remota e preservada, o hotel oferece passeios noturnos de barco para observar jacarés, sapos e pássaros e fazer uma imersão em meio ao silêncio na natureza, ouvindo apenas os sons dos animais.
Outros destinos incluem o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, que combina trilhas noturnas e observação da fauna local, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, que revela cenários deslumbrantes quando a lua cheia ilumina as Cataratas e o céu estrelado cria um espetáculo inesquecível.
Interessante né? Vale a pena se aventurar nessas experiências noturnas e descobrir os mistérios que a noite guarda!
Referências da notícia
Turismo noturno: conheça a principal tendência de turismo para 2025. 23 de dezembro, 2024. Redação/Cordeiro Virtual.
Turismo noturno, inteligência artificial e férias inclusivas: 9 previsões da Booking.com para viagens em 2025. 21 de novembro, 2024. Redação/Booking.