Uma cura milagrosa para a cólera: você nunca vai adivinhar de onde ela vem

Sempre poderíamos ter nos curado da cólera! Segundo pesquisadores da Universidade de Austin, no Texas, a cura milagrosa para esta doença está em nosso próprio corpo! Saiba mais aqui.

Intestinos com bactéria da cólera
A bactéria Vibrio cholerae, que causa a doença cólera, geralmente é contraída através de água contaminada e vive em nossos intestinos.

É uma cura milagrosa que ninguém tinha realmente pensado para combater a doença da cólera. Uma equipe de cientistas americanos, da Universidade de Austin, no Texas, encontrou o antídoto em nosso corpo: uma forma de prevenir e talvez curar a cólera a todo momento!

Antimicrobianos naturais

Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo morrem de cólera, especialmente na África. É uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, contraída principalmente pela ingestão de água contaminada. O resultado é terrível: desidratação severa e crises de diarreia. O problema é que esta bactéria desenvolveu resistência a muitos antibióticos.

Mas isso sem levar em consideração o talento desses pesquisadores americanos, que trabalharam em uma categoria específica de antimicrobianos naturais, as microcinas, produzidas no nosso intestino: mais precisamente, são peptídeos antimicrobianos produzidos pelas nossas bactérias intestinais. Essas microcinas são responsáveis por combater bactérias patogênicas ruins, destruindo-as.

Ao contrário dos antibióticos comumente usados, essas microcinas atacam apenas bactérias patogênicas sem matar as bactérias saudáveis ao seu redor. Ao manter as bactérias boas em seu lugar, evitam o desequilíbrio da flora intestinal, essencial para manter uma boa saúde geral.

Iogurte com microcinas?

Se estas microcinas pudessem atacar principalmente as bactérias responsáveis pela cólera, isso seria uma grande vitória! Precisamente, estes pesquisadores descobriram a existência de bactérias não patogênicas da Vibrio cholerae que transportam microcinas capazes de matar as espécies patogênicas da Vibrio cholerae.

Elas também geram uma espécie de antídoto que lhes permite não morrer por seus próprios efeitos... Resultado: um dia será possível comer iogurte que contém probióticos de bactérias produtoras de microcinas, para tratar a cólera. Mas talvez também outras patologias: E. coli, câncer do cólon ou doenças inflamatórias intestinais. A esperança é grande!

O desafio será usar bactérias saudáveis para produzir continuamente microcinas nos intestinos. Para conseguir isso e detectar onde essas microcinas se escondem em nossas bactérias intestinais, os cientistas contarão com a ajuda da inteligência artificial.

Referências da notícia:

GEO. "La clé pour guérir le choléra se trouve dans nos intestins, selon une étude de l'Université d'Austin". 2024.

Kim, S-Y. et al. Antibacterial action, proteolytic immunity, and invivo activity of a Vibrio cholerae microcin. Cell Host & Microbe, 2024.