Uma enorme aranha está invadindo os Estados Unidos!
Será que o maior pesadelo de algumas pessoas se tornará realidade? Uma enorme e assustadora aranha, nativa da Ásia, está invadindo parte do território americano! Felizmente, ela é inofensiva para os humanos.
Mesmo sem ser aracnofóbico, a visão dessa enorme e assustadora aranha da Ásia certamente o intrigará, na melhor das hipóteses. Diz-se que a gigantesca e colorida aranha Joro, que chegou à Geórgia em 2013, está colonizando grande parte da costa leste dos Estados Unidos.
Ela "assusta as pessoas"
Como ficamos sabendo da aranha Joro (Trichonephila clavata)? Simplesmente porque seu tamanho gigantesco, suas cores vivas e suas teias que podem chegar a 2 metros de comprimento (até suportar o peso de um pássaro) a levaram inevitavelmente à ocupar a primeira página de jornais e revistas. Essa aranha "assusta as pessoas", segundo Andy Davis, pesquisador da Universidade da Geórgia, que especifica que esse aracnídeo tem o hábito de tecer teias gigantes sob as varandas das residências.
Esta espécie nativa da Ásia, e em particular do Japão, chegou aos Estados Unidos em 2013 depois de viajar em um contêiner marítimo. Ela então colonizou a Geórgia, depois os estados de fronteira com Carolina, bem como partes do Tennessee e Oklahoma. Segundo a pesquisa feita por Andy Davis, essa aranha poderá em breve invadir toda a costa leste dos Estados Unidos. No entanto, a boa notícia é que este espécime é totalmente inofensivo para os humanos, e muito medroso.
Comportamento de "medo"
Como esse caráter medroso poderia ser determinado pelos cientistas? Muito simplesmente graças a um experimento durante o qual os pesquisadores expuseram certas aranhas (a Joro e outras espécies) a uma "pequena perturbação", isto é, o envio de dois jatos rápidos de ar por meio de um molho. Enquanto outras espécies param de se mover em média 96 segundos após sentirem a rajada de ar, reação conhecida como "tanatose" ou "simulação da morte", as aranhas Joro esperaram mais de uma hora para voltar a se mexer!
De acordo com esses resultados, as aranhas Joro são as aranhas mais tímidas e reservadas já observadas! E isso poderia beneficiá-las: de fato, essa simulação de morte deveria repelir os predadores. Por serem mais cuidadosas que as outras espécies, elas diminuem suas chances de serem mortas ou virarem presas.
No entanto, alguns pesquisadores que não participaram do estudo acreditam que esses resultados ainda levantam outras questões: sim, o "reflexo de sobressalto" dura uma hora, mas como essa mesma aranha reagiria se um inseto muito apetitoso ficasse preso em sua enorme teia? Além disso, as explicações se entrelaçam quando se trata de entender por que a aranha Joro prospera em áreas urbanas, que são por natureza muito barulhentas e muito estressantes. Finalmente, a discrição dessa aranha a levaria a se esconder em vez de fugir e, portanto, eventualmente tolerar a vida urbana e gerar uma grande prole.