Uma gigantesca nuvem de libélulas invade uma praia cheia de banhistas em Rhode Island

Os vídeos mostram como as libélulas interrompem um dia de praia na costa dos Estados Unidos e aterrorizam os banhistas. Mas por que isso aconteceu?

praia, EUA, libélulas
Praia nos EUA foi invadida por milhões de libélulas.

A praia é o local ideal para fugir das temperaturas escaldantes do verão, e isso não é apenas conhecido pelos turistas que vieram à praia de Misquamicut em Rhode Island (Estados Unidos), mas também pelos milhares - ou milhões - de libélulas que de repente invadiram a praia, provocando gritos e terror entre aqueles que desfrutavam de um dia de descanso.

No sábado, um dos banhistas gravou um vídeo na Misquamicut State Beach, onde um gigantesco enxame de libélulas pode ser visto chegando no local, criando uma cena que só pode ser descrita como apocalíptica. Este acontecimento aterrorizou as pessoas na praia, que entraram em pânico, como pode ser visto no vídeo abaixo.

Testemunhas afirmam que os primeiros insetos começaram a aparecer por volta das 9h30 da manhã, mas eram poucos. À tarde, o enxame se multiplicou até cobrir toda a área e escurecer o céu. “Era como uma nuvem negra e o que começou como algumas centenas se tornou milhares e milhares delas”, disse Joanne Vandal, de Enfield, que estava na praia quando o enxame chegou.

Também afirmam que o enxame veio do oceano: “Olhamos para a esquerda e havia uma nuvem negra e elas vinham em massa do oceano e antes que você percebesse, elas já estavam na sua frente, no seu lado, estavam por toda parte”, disse Stephanie Martin, moradora da região.

Olhamos para a esquerda e havia uma nuvem negra e elas estavam vindo em massa do oceano e antes que você percebesse, já estavam na sua frente, no seu lado, estavam por toda parte.

Outra coisa que chamou a atenção foi que segundos antes da invasão houve silêncio absoluto, mas quando o grande grupo chegou, o som das asas das libélulas foi comparado ao barulho de um aeroporto. “Pareceu uma eternidade, mas eu diria que provavelmente durou cerca de 2 a 4 minutos e depois que elas saíram, não voltaram pelo resto do dia”, disse Martin.

“E elas atingiam você. Não sabiam para onde estavam indo”, disse ela. “Mas elas não eram agressivas nem nada parecido”, acrescentou.

Especialistas explicam que as libélulas costumam voar em grandes altitudes, mas se forem desviadas por uma tempestade ou corrente de ar, retornam ao solo. Além disso, dizem, é provável que utilizem a costa como referência visual para viajar, o que poderá explicar a invasão na praia.

Por que as libélulas invadiram a praia?

Especialistas dizem que, nesta época do ano, as libélulas iniciam sua migração anual para o sul. “Todos os anos, entre o final de julho e meados de outubro, elas migram daqui para o Golfo do México ou para o sudeste dos Estados Unidos”, disse Nicole Bell, especialista em polinizadores da University of Massachusetts Amherst.

Além disso, a cientista destaca que não há necessidade de se preocupar com essa invasão, pois elas são totalmente inofensivas. "Elas realmente não perseguem os humanos e, na verdade, comem alguns insetos que achamos muito irritantes, incluindo mosquitos. Portanto, é melhor deixá-las em paz. Elas não podem morder", disse Bell.

Agora, a pergunta é: o que fez com que o enxame de insetos invadisse a praia? A resposta é que o seu habitat não está em boas condições. Esses insetos vivem em corpos d'água e, em meio a esse verão quente e seco, lagoas, riachos e lagos estão secando.

Esses insetos vivem em corpos d'água e, em meio a esse verão quente e seco, lagoas, riachos e lagos estão secando.

David W. Gregg, diretor executivo do Rhode Island Natural History Survey, disse que as libélulas provavelmente não estavam migrando, mas “estavam procurando um habitat melhor”. “O que aconteceu foi que os seus lagos começaram a secar e a população de mosquitos começou a diminuir, e de repente isso os pressionou”, disse ele.

Além disso, ele acredita que um inverno mais ameno provavelmente contribuiu para a eclosão de mais libélulas este ano.