Uma irmã para a Lua! Terra irá ganhar uma mini lua em breve
Um asteroide irá fazer uma parada na Terra por cerca de 57 dias onde se tornará uma mini lua temporária.
O satélite natural da Terra é a Lua que acaba iluminando as noites na superfície terrestre ao refletir a luz do Sol. A Lua é um astro tão importante no nosso dia a dia que milhares de músicas citam o satélite além de ter um papel principal em mitologias e culturas ao redor do mundo. Isso acontece principalmente por sua proximidade com o planeta e seu tamanho deixarem ela com uma aparência incrível no céu.
O interessante é que a Terra é o planeta que tem o menor número de luas com apenas 1 enquanto outros planetas possuem dezenas e até Marte possui duas luas. A exceção vem de Mercúrio e Vênus que os dois planetas não possuem luas com um dos fatores sendo a proximidade com o Sol. Júpiter e Saturno competem como planetas com maior número de luas com atualmente Saturno vencendo com 146 luas.
Esse mês, a Terra irá ganhar uma mini lua temporariamente quando o asteroide 2024 PT5 fará uma parada orbitando o planeta por 57 dias. A estimativa é que ele fique próximo à Terra do dia 29 desse mês até meados de novembro desse ano antes de seguir viagem. Por cerca de 57 dias, o asteroide servirá como uma mini lua. Esse evento não é o primeiro e nem o último a acontecer já que a Terra tem costume de capturar asteroides como mini luas com certa frequência.
Asteroides
Asteroides são objetos rochosos e metálicos que estão em órbita em torno do Sol podendo vir de diferentes regiões do Sistema Solar. Eles tem diferentes tamanhos desde poucos metros até centenas de quilômetros com uma diversidade de composição como ferro ou níquel. É possível encontrar água em forma de gelo em asteroides de regiões mais externas do Sistema Solar. Uma região com uma grande densidade de asteroides é chamada de Cinturão de Asteroides.
É comum que asteroides sejam atraídos para o interior do Sistema Solar por causa do campo gravitacional intenso do Sol. Vários já foram encontrados e catalogados ao se aproximarem do planeta Terra. Inclusive, os impactos de asteroides com o planeta são bem estudados sendo um dos mais famosos o que levou à extinção em massa na Terra há 66 milhões de anos atrás.
Férias curtas ou longas?
Dependendo da velocidade e do ângulo que esses objetos se aproximam da Terra, eles podem ser capturados em órbita em torno da Terra. Essas órbitas podem ser considerada de captura curta ou captura longe. Asteroides que possuem captura curta são aqueles que ficam presos na órbita por um período curto de tempo equivalente à dias ou meses em torno da Terra antes de voltar para sua viagem em torno do Sol.
Já asteroides de captura longa são aqueles que ficam presos ao campo gravitacional da Terra por mais tempo. Alguns ficam vários meses até mesmo anos em torno da Terra se tornando quase satélites do planeta. É comum que asteroides de captura longa acabem voltando eventualmente para o planeta interagindo novamente. Isso porque é frequente que nesse caso as órbitas fiquem em ressonância.
Asteroide 2024 PT5
No dia 29 de setembro o asteroide 2024 PT5 irá ser capturado pelo campo gravitacional terrestre se tornando um asteroide de captura curta. Ele ficará orbitando a Terra por cerca de 57 dias antes de continuar sua viagem. O asteroide foi encontrado no começo de agosto pelo observatório ATLAS localizado na África do Sul. O objeto possui cerca de 11 metros e orbitará a Terra em uma distância 10 vezes a distância Terra e Lua.
Nesses 57 dias ele se tornara uma mini lua em torno da Terra sem o risco de colidir ou espiralar em direção ao nosso planeta. Após a pequena parada dele na Terra, ele seguirá a viagem em torno do Sol. Ele passará uma última vez próximo de nós em janeiro do ano que vem quando estará se afastando do Sol. Infelizmente, não será possível observá-lo aqui da Terra.
Mini lua em 2020
Asteroides com captura curta são comuns e podem acontecer algumas diversas vezes em uma década. Já asteroides com captura longa são mais raros porém em 2020, o asteroide conhecido como 2020 CD3 se tornou uma mini lua por alguns anos sendo um de captura longa. Infelizmente, na época, o asteroide só foi encontrado quando estava deixando o nosso planeta mas estudos posteriores indicou que o asteroide estava próximo de nós por anos.
Referência da notícia:
Marcos & Marcos 2024 A Two-month Mini-moon: 2024 PT5 Captured by Earth from September to November RNAAS