Uma tinta que resfria construções até mesmo sob sol
Criaram uma tinta que pode refletir mais de 95,5% da luz solar e resfriar a superfície abaixo da temperatura ambiente. Esta invenção pode ajudar a reduzir o uso de ar condicionados em muitas cidades e diminuir o consumo de energia.
Na Purdue University, Indiana, EUA, eles desenvolveram uma tinta branca que é tão refletiva e boa em irradiar calor que pode resfriar a superfície pintada, mesmo sob luz solar direta. Com a expectativa de que o uso global de energia cresça 90% até 2050, as maneiras de permanecer frio passivamente sem usar energia serão vitais nas próximas décadas.
A tinta pode refletir mais de 95,5% da luz solar e resfriar a superfície, mesmo abaixo da temperatura ambiente. Aplicada em uma casa ou prédio, a nova tinta pode ajudar a reduzir os custos de refrigeração e o uso de energia. A equipe mostrou que, sob luz solar direta, as superfícies pintadas com este tom de branco permaneceram 1,7°C mais frias do que a temperatura ambiente, exibindo um poder de resfriamento de 37 W/m². À noite, a superfície pintada caiu para 10°C abaixo da temperatura ambiente.
Um fato bem conhecido é que as superfícies brancas refletem mais energia do que as escuras e, portanto, permanecem mais frias. "Tetos frios" - pintados de branco - são comuns em climas quentes, mas até agora nenhum branco era tão eficiente quanto essa nova tinta, já que as tintas refletivas de calor comerciais refletem cerca de 80-90% da energia solar.
Frente a esse avanço, os pesquisadores esclarecem que a nova tinta é mais fina, mais barata e de fácil aplicação. Estimam também que, se esse revestimento for usado, uma casa americana típica de 200 metros quadrados economizaria cerca de US$ 50 por mês em custos de refrigeração. Isso poderia ser usado para ajudar a manter os edifícios resfriados - afinal, o ar-condicionado é um dos maiores desperdiçadores de energia nos meses de verão.
Xiulin Ruan, um dos criadores desta invenção, diz que a nova tinta pode não apenas ajuda a resfriar edifícios, mas também evita o superaquecimento dos sistemas elétricos externos. Mas para garantir que seja comercialmente viável, os pesquisadores planejam avaliar sua durabilidade. “Nossa tinta é compatível com o processo de fabricação de tintas comerciais e o custo pode ser comparável ou até menor. O segredo é garantir a confiabilidade da tinta para que seja viável em aplicações externas de longo prazo ”, disse ele.