Veja cinco superstições e tradições de Réveillon para ter sorte durante o ano
A chegada do Ano Novo é uma das épocas em que mais se acumulam superstições. Veja aqui cinco delas para ter sorte durante todo o ano que se aproxima.
O Ano Novo, além de vir com toda a expectativa de mudança e renovação, sempre está acompanhado de alguma crença ou superstição. Inclusive, a véspera de ano novo (ou Réveillon) é uma das épocas do ano em que mais se acumulam superstições. Essas tradições variam de acordo com o local, a cultura e a crença de cada povo.
Muitas dessas superstições têm origem em rituais de religiões de matriz africana, outras são crenças vindas de práticas da medicina natural, que busca a cura através das plantas. Mas fato é, que elas estão presentes nas relações sociais humanas há muitos séculos, mantendo vivas tradições de muitas pessoas para ter um bom ano novo.
Acompanhe aqui cinco superstições comuns que são colocadas em prática aqui no Brasil, mas também em outros lugares do mundo, para se ter sorte durante o ano novo que se aproxima.
Cinco superstições de Réveillon para 2025
Veja as cinco práticas mais conhecidas e adotadas pelas pessoas no mundo:
Pular 7 ondas no mar
Este é um clássico da virada do ano: a praia lotada e todo mundo na beira do mar pulando as ondinhas, fazendo desejos e pedindo por proteção. Detalhe: tem que pular sete ondas.
É uma tradição que homenageia e pede abertura de caminhos para a deusa das águas: Iemanjá. Foi trazida ao país pelos africanos e se popularizou como um rito de passagem cheio de boas energias.
Contudo, alguns adeptos acreditam que cada onda deve ser um agradecimento a alguma graça ou conquista do ano que está acabando, outros defendem que é para fazer sete novos pedidos para o ano que está chegando.
Usar roupa branca
Essa talvez seja uma das superstições mais conhecidas e realizadas pelos brasileiros. Segundo aqueles que acreditam na prática, passar o Réveillon usando roupa de cor branca atrai paz e proteção espiritual para o próximo ano.
Mas vale destacar aqui que tem aqueles que acreditam em outras cores também, como por exemplo: se você busca dinheiro, deve usar amarelo; e para ter paixão, use vermelho.
Colocar folha de louro na carteira
O louro é considerado, em muitas culturas, como o símbolo da vitória e do sucesso. Aqui no Brasil, a folha é usada como símbolo de fortuna nessa época do ano.
A tradição é colocar uma folha de louro na carteira na virada do ano para atrair dinheiro e sucesso. Mas para ter resultados, alguns acreditam que a folha deve permanecer intacta e intocável durante o ano inteiro, até ser trocada por uma nova no próximo réveillon.
Tomar banho de ervas
Esta crendice tem um lado na medicina natural, que acredita no poder de cura das plantas. A prática consiste em ferver uma combinação de folhas, plantas e ervas em uma panela, e, após tomar o último banho do ano, despejar esse líquido no corpo, do pescoço para baixo, e ao mesmo tempo mentalizando todos os pedidos para o próximo ano, como proteção, saúde, felicidade e paz, por exemplo.
Algumas dessas folhas mais usadas são: arruda, alecrim e espada de são-jorge.
Limpar a casa
Essa superstição garante uma virada mais leve e um ano mais tranquilo. A tradição consiste em fazer uma boa faxina dias ou momentos antes da virada do ano em si, para passar o Réveillon com a casa limpa.
Referências da notícia
Cinco tradições e superstições de Réveillon para ter sorte. 21 de dezembro de 2022. Redação/GZH.
6 superstições de Ano Novo mais comuns no mundo. 31 de dezembro, 2023. Thaís Mariano.