Ventos solares poderiam ser responsáveis pela existência na água na Terra

Em novo experimento, pesquisadores concluíram que ventos solares podem ter contribuído com a formação de água na Terra.

Ventos solares podem estar associados com a origem da água no planeta Terra
Ventos solares podem estar associados com a origem da água no planeta Terra.

Quando o assunto é sobre a origem da água na Terra, duas possibilidades ganham força com a primeira sendo asteroides ricos em água colidindo com o planeta e trazendo água. E a segunda sendo a água ter sido originada localmente através de processos químicos e físicos. No entanto, a pergunta permanece aberta e pesquisadores ao redor do mundo tentam encontrar uma resposta.

A Terra tem um lugar privilegiado no Sistema Solar onde é possível a existência de água em estado líquido por causa do calor do Sol ser suficiente. A relação da existência de água com o Sol é quase direta por causa disso. Além disso, os ventos solares que alcançam a Terra não são tão intensos quanto seriam se a Terra fosse mais perto da estrela. Agora um novo experimento parece ter encontrado mais uma relação entre Sol e a origem da água.

Um experimento divulgado recentemente encontrou evidências de que os ventos solares podem estar ligados à origem da água na Terra. Artigo publicado no The Astrophysical Journal investigou como os ventos solares podem formar água quando atingem minerais ricos em oxigênio. Os resultados encontrados sugerem que podemos considerar uma nova possibilidade quando a pergunta é a formação de água.

Zona habitável

Cada estrela tem uma zona habitável ao seu redor que é a faixa onde há condições ideaisideais para a presença de água líquida. A largura e distância da zona habitável depende do tipo de estrela que está sendo estudada assim como tamanho e temperatura. Estrelas maiores e mais quentes tem zonas habitáveis mais distantes enquanto as menores e mais frias tem zonas bem próximas.

Zona habitável é a região onde a temperatura é ideal para a existência de água líquida, sendo a região onde a Terra está localizada no Sistema Solar.
Zona habitável é a região onde a temperatura é ideal para a existência de água líquida, sendo a região onde a Terra está localizada no Sistema Solar. Crédito: NASA

O interesse do estudo da zona habitável se deve, além da presença da água, o fato da Terra estar nessa zona e a temperatura ser apropriada para a vida. Isso também afeta a atmosfera já que planetas muito próximos, como Mercúrio, possuem nenhuma ou uma atmosfera muito rarefeita. Marte está ao fim da zona habitável do Sol e acredita-se que no passado, o planeta vermelho fazia parte da zona possuindo água líquida.

Ventos solares

Outro ponto importante da distância de um planeta em relação à sua estrela são os ventos estelares que a estrela emite. Eles são compostos de partículas carregadas, principalmente prótons e elétrons, que são liberados pela atmosfera externa da estrela. No caso do Sol, eles são chamados de ventos solares e atingem a Terra principalmente quando o Sol atinge pico de atividade. Esse ventos originam as auroras que são observadas nos polos.

Recentemente, um estudo propôs que os ventos solares podem ter tido uma relação com a formação da água na Terra. A ideia é que as partículas carregadas possam interagir com metais ricos em oxigênio causando uma reação quimica que forme água. Uma das hipóteses é que os ventos atingiram asteroides com presença de oxigênio e eles atingiram a Terra trazendo a água junto.

Experimento

Para investigar essa hipótese, um grupo de pesquisadores realizaram experimentos de laboratório com 14 tipos de minerais contendo oxigênio. A ideia foi bombardear a superfície desses minerais com átomos e íons de hidrogênio. Ao final, seria possível medir a quantidade de água formada assim como quanto é aderido à superficie. Cada análise foi feita separadamente.

Interação entre asteroides e ventos solares podem ser responsável pela formação de água no Sistema Solar e existência de água na Terra
Interação entre asteroides e ventos solares podem ser responsável pela formação de água no Sistema Solar e existência de água na Terra.

Além diss também houve a presença de radiação visível e ultravioleta, juntos os pesquisadores observaram uma reação entre os íons de H+ e os minerais de silicato, formando moléculas de água e hidroxila. A ideia do experimento era considerar ambientes sem atmosfera e dependendo apenas dos minérios para formar água. Dessa forma explicando a presença de água em corpos como a Lua e certos asteroides.

Resultado

Os resultados mostram que a interação poderiam explicar a origem de água em corpos do Sistema Solar que tivesse compostos com oxigênio e contato com ventos solares. Esses objetos poderiam colidir com a Terra e dessa forma ter trazido água ao nosso planeta. Uma formação direta com a Terra seria difícil já que a atmosfera e campo magnético impediram o contato do vento solar com esse minérios.

Essa seria uma nova possibilidade de explicar como a água chegou até a Terra. Entretanto, mais observações serão necessárias para compreender se essa foi a razão da formação de água ou teve outros jeitos. O resultado mostra que esse é um caminho que pode explicar a observação de água em diferentes lugares do Sistema Solar.

Referência da notícia

Civis et al. 2024 Stellar Wind Contribution to the Origin of Water on the Surface of Oxygen-containing Minerals The Astrophysical Journal