Vídeo: Erupção impressionante do vulcão Ebeko, na Rússia

Nos últimos dias houve uma erupção impressionante do vulcão Ebeko, na Rússia. A explosão gerou colunas de cinzas que atingiram três quilômetros de altura. Veja aqui os vídeos.

A Equipe de Resposta à Erupção Vulcânica de Kamchatkan (KVERT, na sigla em inglês) informou que atividade explosiva moderada ocorreu no vulcão Ebeko desde 1º de agosto, e continuou até 8 de agosto, de acordo com o Programa Global de Vulcanismo do Instituto Smithsonian. O vulcão Ebeko está localizado na Rússia e é um dos mais ativos das Ilhas Kuriles, ao sul da remota península de Kamchatka.

De acordo com vulcanologistas de Severo-Kurilsk (ilha Paramushir, cerca de 7 km a leste), as explosões de 4, 6 e 8 de agosto geraram colunas de cinzas que subiram até 3,5 km acima do nível do mar e se moveram para leste.

As anomalias térmicas foram identificadas em imagens de satélite do dia 5 de agosto. Nos demais dias não foi observada qualquer atividade, ou as condições meteorológicas impediram a visualização. O código de cores do alerta de aviação permaneceu laranja (o terceiro nível em uma escala de quatro cores).

As erupções do vulcão já acontecem há alguns dias, e outras explosões espetaculares já haviam ocorrido em março.

Ebeko está localizado em uma das áreas mais remotas da Terra

O vulcão Ebeko é um dos vulcões mais ativos das Ilhas Kuriles, um arquipélago localizado ao sul da Península de Kamchatka, e tem uma altura acima do nível do mar de 1.156 metros. Possui três crateras no cume alinhadas SSW-NNE, de acordo com o 'Volcano Discovery'.

O vulcão Ebeko é um dos vulcões mais ativos das Ilhas Kuriles, um arquipélago localizado ao sul da Península de Kamchatka, e tem uma altura acima do nível do mar de 1.156 m.

As Ilhas Kuriles (Rússia) são um arquipélago localizado ao sul da Península de Kamchatka e ao norte do Japão, e são banhadas pelo Oceano Pacífico. Estão localizadas ao longo do Anel do Pacífico, a enorme área onde se concentra grande parte da atividade sísmica e vulcânica do mundo e, portanto, são caracterizadas por atividades sísmicas e vulcânicas frequentes.

A parte oriental da cratera sul contém uma grande fonte fervente. A cratera central possui um lago quente com sulfataras ao longo de suas margens. A cratera inferior ao norte tem um pequeno lago frio e é separada da cratera central por uma crista estreita.

A atividade histórica foi documentada desde o final do século 18 e consistiu em erupções explosivas pequenas a moderadas nas crateras do cume.

Referência da notícia:

Volcano Discovery. "Ebeko Volcano". 2024.