"Linda e assustadora": moradores registraram tromba d'água em Florianópolis!
Moradores do litoral de Florianópolis registravam nesta sexta-feira (26) a formação de uma tromba d'água, que foi descrita como "linda e assustadora".
Esta semana foi marcada por uma mudança brusca no tempo e na temperatura, principalmente na região Sudeste devido à formação de um novo episódio de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). O sistema frontal, acoplado a um centro de baixa pressão atmosférica localizado na costa da região, vem provocando muita chuva e muitos transtornos nas áreas mais afetadas, além da do leste do Sul do Brasil. A Região Sul está em alerta para altos acumulados de chuva, principalmente no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível observar nuvens densas e carregadas com chuva. Além disso, uma espécie de “cone” se forma e toca a superfície do mar. Também nota-se a agitação do oceano, com ondas fortes à beira-mar. Inclusive, as autoridades locais alertaram a respeito da agitação do mar, que foi intensificada pela tromba d’água no oceano. Alguns descreveram o fenômeno como “lindo e assustador”.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para acumulado de chuva entre de até 100 mm/dia para o litoral dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O aviso é válido até as 10h do sábado (27). Até o final de semana, há possibilidade de chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes nessas localidades mencionadas acima, principalmente nas cidades litorâneas da Região Sul do país.
Mas como se formam as trombas d’água?
Popularmente, o termo tromba d’água é usado para definir uma chuva muito intensa e pontual em determinada região. Mas este fenômeno se caracteriza por um tornado que se forma sobre a superfície do mar, ou qualquer outro corpo d'água, embora seja mais comum na região dos mares, onde é possível ver a formação com maior nitidez.
Porém, para ser caracterizada com tromba d’água é preciso que o “redemoinho” esteja em contato com algum corpo d’água, ou o mar, como foi o caso de Florianópolis em Santa Catarina. Por isso o é chamado de tromba d’água!
Mas apesar da sua aparência assustadora, como os moradores afirmaram, elas não causam tanta destruição em comparação com tornados e rajadas de ventos. O risco maior é para as embarcações, pois a intensidade do vento pode desviar os barcos e navios de suas rotas de viagem.