Você sabia? Quiabo é ótimo para o coração; veja outros benefícios desse vegetal
De sabor suave, o quiabo é cheio de benefícios para a saúde, entre os quais: previne problemas cardíacos, auxilia no bom funcionamento do intestino e aumenta a saciedade. Saiba mais sobre esse alimento.

O quiabo é um alimento de origem africana, e teria sido introduzido no Brasil pelos escravos africanos. E mesmo que muitas pessoas o considerem como um legume, ele na verdade é considerado pela ciência como um fruto; fruto do quiabeiro (Abelmoschus esculentus).
É um alimento muito comum na culinária típica de Minas Gerais e da Bahia, sendo usado em pratos tradicionais como o frango com quiabo e o caruru. Seu sabor é bastante suave, levemente adocicado e combina bem com outros ingredientes mais picantes. Ele tem uma textura viscosa em seu interior, a famosa "baba", e por isso algumas pessoas evitam o seu consumo; mas é preciso saber prepará-lo para que não fique com essa gosma.
Contudo, talvez o que muitos não saibam é que o quiabo é cheio de nutrientes e traz vários benefícios para a saúde. Acompanhe aqui conosco que benefícios são esses e veja uma receita prática e saborosa para fazer com o alimento.
Os benefícios do quiabo
O fruto é uma boa fonte de fibras, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio, potássio e vitaminas A, C e B6.
Dentre seus vários benefícios, o quiabo ajuda a controlar a pressão arterial e previne doenças cardíacas, controlando o colesterol e o triglicérides, que são fatores de risco para os problemas cardíacos. E ainda contém polifenóis, que melhoram a saúde do coração, diminui o risco de coágulos sanguíneos e os danos oxidativos no organismo.
Graças às suas fibras, o quiabo contribui no controle do açúcar no sangue (glicemia) diminuindo a absorção de glicose no intestino, melhora o funcionamento do intestino, prevenindo a constipação, e aumenta a sensação de saciedade. Além disso, o quiabo ajuda a fortalecer os ossos e prevenir fraturas, já que é fonte de vitamina K.
Ele faz bem para o cérebro por ser um alimento antioxidante, auxiliando na memória e no aprendizado, e contribui com o fortalecimento do sistema imunológico já que é rico em vitamina C (100 g de quiabo cozido tem cerca de 16 mg de vitamina C).

O quiabo também é fonte de vitamina A, e por isso faz bem para a visão, previne problemas oculares e protege a córnea. E por fim, mas não menos importante: ele pode ser indicado para gestantes, já que contém ácido fólico que é um nutriente importante para as mulheres grávidas.
Receita de quiabo refogado
Para consumir o quiabo, só é necessário cortar as pontas. Geralmente é consumido cozido, refogado ou frito, mas também pode ser consumido cru, quando eles são pequenos e recém colhidos. Abaixo lhe ensinamos uma receita fácil, rápida e gostosa de preparo com o quiabo; acompanhe:
Ingredientes: 500 gramas de quiabo; 2 colheres (sopa) de óleo vegetal; 1 cebola média cortada em rodelas; 1 dente de alho amassado; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Lave os quiabos e enxugue-os muito bem. Retire as duas pontas e corte-os em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura e reserve.
- Coloque o óleo vegetal em uma panela em fogo médio, e frite a cebola e o alho até dourar.
- Junte o quiabo na panela e tempere com o sal e a pimenta-do-reino.
- Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até os quiabos ficarem macios. Se for necessário, acrescente um pouquinho de água apenas para não ressecar.
E está pronto! Uma sugestão: pode acompanhar frango cozido e angu ou carne seca.
Referências da notícia
Quiabo contribui com a saúde do coração: veja 9 benefícios desse vegetal. 23 de março, 2020. Samantha Cerquetani.
Quiabo é fonte de alimento, renda e fé na Bahia. 02 de fevereiro, 2025. Cleyton Vilarino.