xAI: A empresa de inteligência artificial do Elon Musk que promete desvendar o Universo
Essa semana, o empresário e bilionário Elon Musk anunciou a sua nova empresa xAI. A empresa focará no uso de inteligência artificial para desvendar questões do Universo como matéria escura, energia escura e até mesmo o paradoxo de Fermi.
A empresa xAI foi anunciada no dia 12 de julho e foi marcado um Twitter Spaces para o dia 14 de julho onde Musk divulgaria os objetivos da empresa. Nessa sexta, Musk passou 90 minutos em um Spaces discutindo suas ideias para empresa assim como o uso de inteligência artificial para solução de problemas.
Essa empresa surge como uma concorrência para a OpenAI, que Musk também participou da fundação. E o dono do Twitter surge com a notícia após acusar Google, Microsoft e OpenAI de não se preocuparem com os riscos da inteligência artificial, prometendo que a xAI construiria uma “inteligência artificial do bem”.
Em seu site oficial, a xAI apresenta um logo com “Entendendo o Universo” escrito. No site também, eles apresentam o time de pesquisadores que se juntaram à empresa e que a xAI é uma empresa separada da corporação X (SpaceX, Tesla, Twitter) mas que trabalhará de forma próxima a elas.
Inteligência artificial para entender o Universo
Nos Spaces, Musk disse que a empresa está em busca de entender “o que está de fato acontecendo [com o Universo]?”. Ele cita em seu discurso temas como matéria escura, energia escura e o paradoxo de Fermi.
Musk também admite que a inteligência artificial pode nos dar respostas que não são as esperadas e que as pessoas podem ficar ofendidas. Ele diz que o objetivo é criar uma inteligência artificial extremamente curiosa e em busca da verdade para essas questões.
Entendendo a matéria escura
A matéria escura citada por Musk é uma forma hipotética de matéria que compõe mais de 70% do Universo. Ela nunca foi detectada diretamente mas sua existência é dada através de interações gravitacionais onde é esperado observar mais matéria do que vemos.
É esperado que galáxias e aglomerados de galáxias estejam localizados em nuvens de matéria escura. Conseguimos observar o efeito da interação através da observação de velocidade de estrelas e galáxias que não batem com os resultados esperados sem a existência da matéria escura.
Esse é um dos mistérios da composição do Universo. Devido a matéria escura interagir apenas gravitacionalmente não conseguimos observá-la de forma direta e responder questões cruciais. Musk defende que a inteligência artificial seja capaz de responder essas questões.
O que é energia escura?
Apesar do nome parecido, energia escura não está relacionada com a matéria escura. A energia escura recebe esse nome por ser um conceito que é visto como uma forma de energia que causa a expansão do Universo.
A relatividade de Einstein descreve a gravidade e como objetos deveriam se atrair através dessa interação gravitacional. Porém, observações mostram que o Universo está se expandindo com algo agindo de forma oposta à da gravidade, esse algo levou nome de energia escura.
Não existe uma resposta definitiva para o que é a energia escura e diversos projetos tem como objetivo estudar esse fenômeno. Com a inteligência artificial, Musk disse ser possível começar a responder o que é a energia escura e por qual motivo o Universo se expande.
Dados que a xAI utilizará
Técnicas atuais de inteligência artificial usam o aprendizado máquina na maioria das vezes. O aprendizado de máquina é uma forma que a máquina é ensinada através de observação de uma grande quantidade de dados.
A xAI utilizará dados das empresas do próprio Elon Musk como Twitter, Tesla e SpaceX. Além disso, meses atrás, Musk anunciou a compra de uma grande quantidade de GPU - unidades de processamento gráfico - que possivelmente será usada para o tratamento e aprendizado desses modelos.