Yass, um novo ciclone tropical a caminho da Índia
Apenas uma semana após sofrer o impacto do Ciclone Tauktae, agora é o nordeste da Índia que está prestes a sofrer o impacto de um novo ciclone tropical, o Ciclone Tropical Yass, que deverá chegar ao país nesta quarta-feira.
Uma semana após o Ciclone Tauktae atingir o oeste da Índia deixando mais de 100 mortos, muitos feridos e uma série de estragos, agora é o nordeste do país que está na rota de um novo ciclone, o Ciclone Tropical Yass.
No domingo (23) o Departamento Meteorológico da Índia (IMD, sigla em inglês) anunciou que uma área de baixa pressão havia se fortalecido para uma depressão profunda sobre a baía de Bengala, um sistema equivalente a uma tempestade tropical pela classificação do Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.
O sistema continuou a ganhar força na segunda-feira (24), sobre as águas quentes da baía de Bengala e com condições atmosféricas favoráveis de baixo cisalhamento vertical do vento, chegando a classificação de tempestade ciclônica, com ventos sustentados de 74 km/h, recebendo o nome de Ciclone Yass, o segundo ciclone tropical da temporada de ciclones do Oceano Índico Norte de 2021.
O ciclone Yass continuará sendo favorecido pelas condições oceânicas e atmosféricas enquanto segue sua trajetória para norte/noroeste podendo chegar a categoria de tempestade ciclônica muito severa antes de atingir o continente na quarta-feira (26), equivalente a um furacão de categoria 2 ou 3 na bacia oceânica do Atlântico Norte.
Por enquanto, o local mais provável de landfall, ou seja, ponto onde o ciclone atingirá o continente, é na costa norte do estado indiano de Odisha. De qualquer forma, os impactos da chegada do ciclone serão sentidos ao longo de grande parte do litoral nordeste da Índia, principalmente nos estados de Odisha, Bengala Ocidental e Bihar, e também nos países vizinhos, Nepal e Bangladesh
Os acumulados de precipitação ficarão entre 100 e 300 mm nos próximos dias nessas regiões, o que poderá acarretar em inundações e deslizamentos de terra. Além da chuva, o ciclone irá gerar ventos fortes no continente, com rajadas que poderão ultrapassar 100 km/h na costa.
No domingo, o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi solicitou a evacuação de pessoas envolvidas em atividades offshores. Dezenas de milhares de pessoas que vivem nas partes costeiras dos estados de Odisha e Bengala Ocidental foram evacuadas. As autoridades locais estão preocupadas que a passagem do ciclone agrave ainda mais a crise humanitária do país que vive o seu pior momento da pandemia da COVID-19 e ainda lida com os efeitos da passagem do ciclone Tauktae.
A intensidade com que o ciclone Yass atingirá o continente poderá ser semelhante ao Ciclone Amphan, que atingiu o estado de Bengala Ocidental em maio de 2020, deixando mais de 100 mortos e danos generalizados na região.