Zamioculca preta: conheça esta versão da planta da fortuna

A zamioculca preta é uma versão da conhecida 'planta da fortuna', a zamioculca. Ela não requer muito esforço para ser cuidada e é uma ótima opção para embelezar ambientes internos. Saiba mais sobre essa planta.

Zamioculca preta
A Zamioculca preta é uma planta que exige baixa manutenção, é durável e se adapta bem aos ambientes internos, em que há pouca luz. Crédito: Divulgação.

Conhecida popularmente como ‘planta da fortuna’ (e logo explicaremos o porquê), a zamioculca é uma planta de destaque na decoração de ambientes internos por ser fácil de cuidar e não precisar de muita luz. Mas, além da sua versão verde, você sabia que ela também é comercializada com as folhas pretas? Trata-se da zamioculca preta. Contamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre ela. Acompanhe!

Sobre a Zamioculca preta

A espécie Zamioculca preta (ou ‘zamioculca black’) é nativa das florestas quentes e úmidas da Tanzânia, no Continente Africano. Na verdade, a zamioculca nasce verde, mas à medida que cresce, as folhas vão escurecendo. No caso da Zamioculca preta, a mudança de coloração para o escuro aconteceu por mutação espontânea. Mas essa é a única diferença (a cor), já que no restante as duas plantas são iguais, tanto no plantio como nos cuidados diários.

Zamioculca preta
As folhas da Zamioculca preta são escuras e brilhantes. Crédito: Blog PlantaSonya.

A Zamioculca preta é de fácil cuidado. Com um esforço mínimo, ela pode se manter saudável e com as folhagens sempre brilhantes, sendo uma ótima opção de planta elegante e sofisticada e que dá um toque de beleza e vida ao espaço em que for colocada.

A Zamioculca preta é uma planta de interior fácil de cuidar e que dá um toque de beleza e vida ao seu espaço dentro de casa.

Ela é uma planta do tipo suculenta, e por isso armazena água nas suas raízes, caules e folhas, não necessitando que a irrigação seja frequente. Então, ela resiste a longos períodos de seca.

A sua floração acontece, geralmente, três anos após o plantio, ou seja, quando já está adulta, e atinge uma altura aproximada de 50 centímetros. Ela pode ser replantada por meio de divisão da raiz ou por meio de folhas cortadas, em estacas.

Zamioculca preta
A Zamioculca preta pode ser cultivada em áreas externas, desde que não haja incidência direta de Sol. Crédito: Divulgação.

Essa planta também possui propriedades purificadoras de ar, ajudando a melhorar a qualidade do ar dentro do espaço em que está. Mas cuidado: ela pode ser tóxica para crianças animais de estimação, devido à presença de cristais de oxalato de cálcio na raiz, nos caule e folhas. A ingestão dessa substância pode causar irritação e inchaço na boca, náuseas, complicações respiratórias e problemas no intestino.

E por que ela é chamada de planta da fortuna?

Esse apelido vem do Feng Shui. De acordo com essa prática chinesa, a zamioculca protege os ambientes, absorvendo e eliminando energias negativas e atraindo boas energias.

E além de equilibrar as energias acumuladas no ambiente, a planta atrairia sorte e dinheiro.

Como cuidar da Zamioculca preta?

Ela não exige muito tempo nem muito esforço para manutenção, podendo ser mantida em um vaso ou em um cesto pendurado.

A terra não deve ficar encharcada, mas sim levemente úmida. Uma dica é conferir a umidade colocando o dedo no substrato. Se ele estiver muito seco, a zamioculca deve ser regada. Em geral, é recomendado regar cerca de uma vez por semana. Uma dica: se as folhas começarem a amarelar, significa que você está regando demais e é preciso dar uma pausa.

Zamioculca preta
Para fins de decoração, vale a pena apostar em lindos vasos e cachepôs para pôr a Zamioculca preta, embelezando mais ainda o ambiente. Crédito: casinhadasmarias.

Elas precisam de um substrato arejado. Logo, o vaso precisa ter um furo para escoar o excesso de água, e você pode usar um substrato misturado com cascas de pinus e pedaços de carvão, que ajuda muito nesse sentido.

A Zamioculca Black é uma planta que pode viver em temperaturas entre 18°C e 27°C. Ela não é tolerante a temperaturas abaixo de 10°C ou a mudanças abruptas de temperatura.

A Zamioculca preta não pode receber a iluminação direta do Sol para que as folhas não queimem, então deve ficar sempre à sombra e receber pouca luminosidade, de preferência em ambientes internos. E como é uma planta de crescimento lento, não precisa de podas.

Então, se você quer dar um toque de natureza à sua casa ou escritório e sem muito trabalho, pense na Zamioculca preta como opção!

Referências da notícia:

Globo Rural. “Zamioculca preta: conheça esta versão da planta da fortuna”. 2024.

Estadão. “Por que a zamioculca é chamada de planta da fortuna?”. 2024.

UOL. “Zamioculca: como cuidar da 'planta da fortuna' (não requer muito esforço!)”. 2023.