Zamioculca preta: conheça esta versão da planta da fortuna
A zamioculca preta é uma versão da conhecida 'planta da fortuna', a zamioculca. Ela não requer muito esforço para ser cuidada e é uma ótima opção para embelezar ambientes internos. Saiba mais sobre essa planta.
Conhecida popularmente como ‘planta da fortuna’ (e logo explicaremos o porquê), a zamioculca é uma planta de destaque na decoração de ambientes internos por ser fácil de cuidar e não precisar de muita luz. Mas, além da sua versão verde, você sabia que ela também é comercializada com as folhas pretas? Trata-se da zamioculca preta. Contamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre ela. Acompanhe!
Sobre a Zamioculca preta
A espécie Zamioculca preta (ou ‘zamioculca black’) é nativa das florestas quentes e úmidas da Tanzânia, no Continente Africano. Na verdade, a zamioculca nasce verde, mas à medida que cresce, as folhas vão escurecendo. No caso da Zamioculca preta, a mudança de coloração para o escuro aconteceu por mutação espontânea. Mas essa é a única diferença (a cor), já que no restante as duas plantas são iguais, tanto no plantio como nos cuidados diários.
A Zamioculca preta é de fácil cuidado. Com um esforço mínimo, ela pode se manter saudável e com as folhagens sempre brilhantes, sendo uma ótima opção de planta elegante e sofisticada e que dá um toque de beleza e vida ao espaço em que for colocada.
Ela é uma planta do tipo suculenta, e por isso armazena água nas suas raízes, caules e folhas, não necessitando que a irrigação seja frequente. Então, ela resiste a longos períodos de seca.
A sua floração acontece, geralmente, três anos após o plantio, ou seja, quando já está adulta, e atinge uma altura aproximada de 50 centímetros. Ela pode ser replantada por meio de divisão da raiz ou por meio de folhas cortadas, em estacas.
Essa planta também possui propriedades purificadoras de ar, ajudando a melhorar a qualidade do ar dentro do espaço em que está. Mas cuidado: ela pode ser tóxica para crianças animais de estimação, devido à presença de cristais de oxalato de cálcio na raiz, nos caule e folhas. A ingestão dessa substância pode causar irritação e inchaço na boca, náuseas, complicações respiratórias e problemas no intestino.
E por que ela é chamada de planta da fortuna?
Esse apelido vem do Feng Shui. De acordo com essa prática chinesa, a zamioculca protege os ambientes, absorvendo e eliminando energias negativas e atraindo boas energias.
E além de equilibrar as energias acumuladas no ambiente, a planta atrairia sorte e dinheiro.
Como cuidar da Zamioculca preta?
Ela não exige muito tempo nem muito esforço para manutenção, podendo ser mantida em um vaso ou em um cesto pendurado.
A terra não deve ficar encharcada, mas sim levemente úmida. Uma dica é conferir a umidade colocando o dedo no substrato. Se ele estiver muito seco, a zamioculca deve ser regada. Em geral, é recomendado regar cerca de uma vez por semana. Uma dica: se as folhas começarem a amarelar, significa que você está regando demais e é preciso dar uma pausa.
Elas precisam de um substrato arejado. Logo, o vaso precisa ter um furo para escoar o excesso de água, e você pode usar um substrato misturado com cascas de pinus e pedaços de carvão, que ajuda muito nesse sentido.
A Zamioculca preta não pode receber a iluminação direta do Sol para que as folhas não queimem, então deve ficar sempre à sombra e receber pouca luminosidade, de preferência em ambientes internos. E como é uma planta de crescimento lento, não precisa de podas.
Então, se você quer dar um toque de natureza à sua casa ou escritório e sem muito trabalho, pense na Zamioculca preta como opção!
Referências da notícia:
Globo Rural. “Zamioculca preta: conheça esta versão da planta da fortuna”. 2024.
Estadão. “Por que a zamioculca é chamada de planta da fortuna?”. 2024.
UOL. “Zamioculca: como cuidar da 'planta da fortuna' (não requer muito esforço!)”. 2023.