ZCIT dupla se forma e a previsão é de chuva volumosa no Nordeste
A ZCIT é o sistema mais importante gerador de chuvas e é dupla trazendo chuvas acima de 100 mm em muitas cidades do norte e nordeste.
Chuvas volumosas, acima de 100 mm, foram registradas em muitas cidades do norte e nordeste do Brasil nas estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais).
Entre o dia 15 março até o fechamento dessa matéria (16 de março), Ilha Grande (PI) registou 205 mm e Araioses (MA) 153 mm. A capital do Pará, Belém, também foi surpreendida com muita chuva, 91,4 mm e Salvador (BA) 88,8 mm.
Se você não conhece quero te apresentar um grande fenômeno atmosférico que é um dos principais causadores de chuvas volumosas do norte e nordeste brasileiro: a ZCIT, “Zêcite”, como é conhecida popularmente.
A ZCIT é a Zona do Convergência Intertropical é uma extensa região de nebulosidade causada devido a convergência de ventos, chamado ventos alísios e provoca chuvas no sentido leste-oeste.
A localização da ZCIT varia ao longo do ano, mas ela fica, aproximadamente, no Equador, por vezes acima de grau e por vezes abaixo.
Sistema gerador de chuvas abundantes
Durante agosto e setembro ela fica mais ao norte (em torno de 10°N - 14°N) e durante março e abril fica mais ao sul (em torno de 2°S e 4°S). Essa variação sazonal tem um impacto incrível nas chuvas, especialmente na estação chuvosa do norte da região Nordeste do Brasil.
A ZCIT é o sistema mais importante gerador de chuvas sobre a região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e nas áreas continentais da volta. Se há estiagem na região nordeste, você pode observar, a ZCIT está bem afastada dos estados nordestinos.
Os meteorologistas previsores têm vários critérios para a identificação da ZCIT e nos dias 15 e 16 de março de 2022 identificaram duas bandas de nebulosidade, ou seja, duas ZCIT, chamada de banda dupla. E o resultado? Chuvas volumosas.
As ZCITs duplas se formam especialmente entre janeiro a março e através das cartas sinóticas do INMET a banda dupla do dia 15 de março foi a primeira do ano.
Alerta: chuva volumosa para as próximas horas e dias
Há muita umidade disponível em níveis médios da atmosfera e a previsão para as próximas 24 horas é de muita chuva para todas as regiões do norte e nordeste com acumulados em torno de 80 mm, especialmente no Pará, quero chamar atenção para a Ilha de Marajó, e também Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
As chuvas são bem-vindas, mas chuvas de curta duração sempre causam muito transtorno para as cidades.
Saudações Meteorológicas!