Estrelas cadentes: o que são e como se formam

Muitas vezes confundidas com estrelas, as estrelas cadentes são um dos fenômenos astronômicos mais populares e belos de se observar. Aqui explicamos como elas se formam e por que ocorrem.

estrelas cadentes
Esses pequenos fragmentos espaciais podem viajar a velocidades de até 72 quilômetros por segundo, ou cerca de 260 mil quilômetros por hora.

Estrelas cadentes, muitas vezes vistas como flashes breves e espetaculares no céu noturno, fascinam a humanidade há séculos. Na verdade, elas não são estrelas, mas meteoroides que produzem um brilho luminoso quando entram na atmosfera da Terra.

A seguir explicaremos o que são estrelas cadentes, como elas se formam e por que ocorrem.

O que são estrelas cadentes?

Estrelas cadentes, também conhecidas como meteoros, são o resultado de pequenos fragmentos de rocha e poeira espacial, chamados meteoroides, que entram na atmosfera da Terra em alta velocidade.

Quando um meteoroide entra em contato com a atmosfera, o atrito gera calor intenso, fazendo com que o meteoroide queime e emita luz, criando assim o clarão brilhante que observamos da Terra.

De onde vêm as estrelas cadentes?

A formação de estrelas cadentes começa muito antes de elas atingirem a atmosfera da Terra. Os meteoroides que causam esses fenômenos vêm principalmente de três fontes: asteroides, cometas e outros corpos celestes que se desintegram no espaço.

  • Asteroides: são corpos rochosos que orbitam o Sol. Conforme os asteroides colidem uns com os outros, pequenos fragmentos podem se quebrar e se tornar meteoroides. Esses fragmentos permanecem no espaço até que a gravidade da Terra os atraia para a atmosfera.
  • Cometas: os cometas são corpos gelados que também orbitam o Sol. À medida que se aproximam do Sol, o calor faz com que o gelo sublime, liberando gás e poeira. Essa poeira pode se espalhar na órbita do cometa e, quando a Terra passa por essa órbita, os fragmentos entram em nossa atmosfera como meteoroides, criando chuvas de meteoros.
  • Outros corpos celestes: além de asteroides e cometas, vários eventos cósmicos, como colisões de planetas ou luas, também podem gerar meteoroides que acabam entrando na atmosfera da Terra.

Como as estrelas cadentes se formam

Estrelas cadentes ocorrem quando meteoroides entram na atmosfera da Terra a velocidades que podem variar entre 11 e 72 quilômetros por segundo.

A alta velocidade e o atrito com o ar fazem com que o meteoroide aqueça até o ponto de incandescência, produzindo o rastro luminoso característico de uma estrela cadente.

estrelas cadentes
A dica para aproveitar o evento é ir para áreas escuras e aproveitar os dias sem nuvens ou com lua cheia.

A maioria dos meteoroides se desintegra completamente antes de atingir a superfície da Terra. No entanto, aqueles que conseguem sobreviver à descida e atingir o solo são conhecidos como meteoritos.

Observação de estrelas cadentes

Os melhores momentos para avistar estrelas cadentes são durante chuvas de meteoros, eventos anuais em que a Terra passa por densas correntes de poeira e detritos deixados por cometas. Se possível, procure lugares longe da poluição luminosa.

Algumas das chuvas de meteoros mais famosas são as Perseidas, as Geminídeas e as Leônidas.

  • Perseidas: essa chuva de meteoros ocorre todo ano em agosto e é uma das mais ativas, com índices de até 100 meteoros por hora em seu pico.
    • Geminídeas: ocorrem em dezembro e são conhecidas por seu brilho e por serem visíveis em ambos os hemisférios.
    • Leônidas: ocorrem em novembro e são famosas por suas espetaculares chuvas de meteoros, embora não sejam previsíveis todos os anos.